PUBLICIDADE

7.0 - MANUAL

Dicas para detectar fake news

Fernando Azevedo, s√≥cio da Silicon Minds, participou do Midia Panel ‚ÄúThe Press in the USA – Perspectives for a changing market‚ÄĚ feita pela ABI (Brazilian International Press Awards), nesta sexta-feira dia 11 de maio, que¬†contou a participa√ß√£o da professora Chris Delboni e a especialista em Marketing Digital Lindsay Koolis.
O tema do sua apresenta√ß√£o √© um apanhado de seus artigos que escreveu recentemente, e¬†tamb√©m √© autor do livro ‚ÄúO neg√≥cio sujo das Fake News‚ÄĚ que dever√° sem disponibilizado em portugu√™s em junho de 2018.
Fernando conta que Fake News, geralmente √© associado com not√≠cias negativas, e que a internet precisa evoluir para um ambiente de bondade de inclus√£o. ‚ÄúN√£o podemos confundir direito de express√£o com discurso de √≥dio e difama√ß√£o.‚ÄĚ – diz Fernando.
Ainda avisa que compartilhamentos, coment√°rios e at√© polegar para baixo como sinal de ‚Äúdescurtida‚ÄĚ pode ajudar a viralidade da not√≠cia. Avisa que o certo √© reportar a not√≠cia como impr√≥pria para a rede social onde foi divulgada. E avisa: ‚Äúse a vontade de comentar for grande, avise que √© fake news, mas n√£o deixe de reportar tamb√©m‚ÄĚ.
Ao mesmo tempo que a mídia já divulgou problemas na internet como cyberbullying e fake news, Fernando chama a atenção que não podemos deixar divulgar outros problemas como pornografia infantil, tráfico de drogas e armas, violação de direitos autorais, ataques cibernéticos, ransomware, entre outros. E chama atenção que todos estes problemas tem um nominador comum que é o anonimato dos hackers na internet.
A empresa Silicon Minds, que trabalha para celebridades e empres√°rios com combate de fake news, diz que a demanda pelo servi√ßo tem crescido: ‚ÄúA Silicon Minds trabalha com defesa de Fake News identificando, reportando e tomando a√ß√Ķes legais em nome de nosso clientes.‚ÄĚ
Fake News ainda existe, ainda √© um neg√≥cio sujo e lucrativo e que tem evolu√≠do – Fernando avisa: ‚ÄúEste ano vamos ver textos melhores, com sites de melhor qualidade, endere√ßos imitando grandes jornais, e fontes que parecem ser confi√°veis. √Č preciso ficar atento. O mesmo vale tanto para not√≠cias para todos os pol√≠ticos, n√£o adianta reportar fake news do pol√≠tico de sua prefer√™ncia e compartilhar fake news do pol√≠tico da oposi√ß√£o.‚ÄĚ
O especialista deu 4 dicas de como detectar Fake News:
  1. Sempre verifique que o site de notícia tem o cadeado verde
  2. Confie em fontes de grandes jornais e revistas de reputação ilibada
  3. Confie se outros grandes veículos de mídia estão divulgando a mesma matéria
  4. Verifique as fontes de onde a informação foi obtida.

 - REVISTA MAISJR

Silicon-Minds é uma empresa de marketing digital com foco na melhoria de marketing pessoal de celebridades e empresários. A empresa ainda oferece serviços de SEO, sales funnels, e-commerce e apps e tem sede em Miami e Vale do Silício.

Foto: Pixabay

PUBLICIDADE