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7.0 - MANUALsa√ļdeviagem

Cuidados para manter a sa√ļde no volante

O primeiro semestre está sendo generoso para o brasileiro. Depois de dois feriados emendáveis (Páscoa e Tiradentes), mais uma ponte com o final de semana se aproxima: é o Dia do Trabalho (01/05), que desta vez cai numa segunda-feira.

Para quem quiser aproveitar a folga para viajar de carro, √© bom ficar em¬†alerta: n√£o √© s√≥ o autom√≥vel que necessita de revis√£o e cuidados. √Č importante estarmos atentos √† sa√ļde tamb√©m, principalmente no caso de quem assume o volante. Horas de viagem incessantes, dirigindo na mesma posi√ß√£o, podem trazer problemas s√©rios ao corpo, como dores musculares, cansa√ßo, dor nas costas, na cabe√ßa e at√© nos bra√ßos.Segundo o ortopedista Fabiano Cunha, o simples ato de dirigir em uma estrada gera estresse e tens√£o. √Č importante conhecer os limites do corpo, estar descansado, alimentado e hidratado para enfrentar horas de estrada.

Entre os sintomas mais comuns para quem dirige por mais de duas horas, por exemplo, estão as dores no pescoço, que podem irradiar para a cabeça ou para os braços, e a dormência nas mãos. Quando o condutor enfrenta chuva na estrada, o risco de estresse e dor é ainda maior, já que aumenta a tensão e o receio de cruzar com motoristas imprudentes.

Dr. Fabiano lembra aos condutores a import√Ęncia de reconhecer os limites do corpo e d√° algumas recomenda√ß√Ķes para quem costuma pegar a estrada por longas horas ou pretende viajar nos pr√≥ximos dias:

Caminhada e alongamento

  • Se o condutor estiver dirigindo por mais de duas horas, √© necess√°ria uma pausa para caminhar por 5 minutos e melhorar a circula√ß√£o sangu√≠nea nas pernas e relaxar a coluna. ‚ÄúQuando sentamos, o peso fica todo na coluna, o que √© muito prejudicial. Essa parada tamb√©m permitir√° respirar mais calmamente, melhorando a oxigena√ß√£o cerebral e dos √≥rg√£os‚ÄĚ, afirma o m√©dico;
  • Durante a caminhada, o doutor aconselha fazer um alongamento, movimentando o joelho na altura do quadril, como se fosse marchar. Depois, com as m√£os na cintura, fazer movimentos para a esquerda e direita com o tronco, para alongar a coluna. Por √ļltimo, movimentos circulares do pesco√ßo, cabe√ßa, bra√ßos e punhos.

Líquidos e alimentos

  • Evitar comer muito e dirigir logo em seguida, pois aumenta a chance de o condutor sentir sono no caminho;
  • Ingerir l√≠quidos como √°gua ou suco durante a viagem melhora a circula√ß√£o sangu√≠nea e reduz o sono. A ingest√£o de alimentos leves tamb√©m √© importante porque dirigir consome energia, principalmente cerebral.

Posição na direção

  • A posi√ß√£o normal de dirigir deve ser a mesma de sentar em uma cadeira, no √Ęngulo de 90 graus. Por√©m, muitos carros t√™m bancos que colocam o joelho em uma posi√ß√£o mais alta do que o quadril, o que pode comprimir as veias na parte anterior do banco. Nesses casos, a recomenda√ß√£o √© colocar uma pequena almofada no assento, na parte de tr√°s, e sentar em cima dela de forma a manter a mesma altura entre quadril e joelho.

 

Fotos: Reprodução

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