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7.0 - MANUALsa√ļde

Chocolate amargo melhora circulação, enquanto branco e ao leite pioram problemas vasculares

Com a chegada da P√°scoa, a fim de evitar problemas de sa√ļde, muitas pessoas fazem um sacrif√≠cio gigantesco e tentam passar ilesos √† celebra√ß√£o, sem comer ao menos um chocolate. Mas ao inv√©s de se privar de aproveitar uma das √©pocas mais deliciosas do ano, o melhor √© fazer boas escolhas. ‚ÄúO chocolate pode, sim, ser uma boa op√ß√£o desde que voc√™ saiba consumir no tipo certo, com a concentra√ß√£o ideal de cacau e na por√ß√£o di√°ria correta‚ÄĚ, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Segundo a m√©dica, o ovo de p√°scoa pode ter v√°rios componentes, como cacau, a√ß√ļcar, gorduras e at√© oleaginosas como avel√£, nozes e castanhas, que s√£o fontes de vitaminas e minerais. ‚ÄúA concentra√ß√£o de cada um desses ingredientes √© o que vai determinar o benef√≠cio ou malef√≠cio para o consumo‚ÄĚ, afirma. A m√©dica cita abaixo as diferen√ßas principais entre os ovos de p√°scoa:

Chocolate ao leite ‚Äď sem quantidade significativa de cacau, o chocolate ao leite n√£o traz benef√≠cios √† sa√ļde. E os exageros s√£o perigosos: ‚ÄúO a√ß√ļcar est√° relacionado com a obesidade e com a diabetes mellitus. Estudos mais recentes v√™m apontando o carboidrato, o a√ß√ļcar, como grande vil√£o tamb√©m para o aumento de colesterol. Com o diabetes, podemos desenvolver problemas arteriais, causar um espessamento e ac√ļmulo de placas de gordura dentro da parede das art√©rias, o que pode causar seu entupimento. Dependendo de qual lugar do corpo isso acontece (de qual art√©ria foi afetada), voc√™ pode manifestar um infarto, um derrame ou com aquele problema de claudica√ß√£o ‚Äď que √© quando voc√™ vai caminhar e tem dificuldade de andar porque falta sangue nas pernas‚ÄĚ, afirma. A gordura tamb√©m favorece o aumento do colesterol e um processo de aterosclerose. ‚ÄúO grande problema da les√£o arterial principalmente √© que √†s vezes √© uma quest√£o silenciosa: o colesterol aumentado pode n√£o dar sintoma nenhum, s√≥ que aos poucos vai entupindo a sua art√©ria. Ent√£o √†s vezes a sua primeira manifesta√ß√£o vai ser um infarto ou um derrame, ent√£o voc√™ n√£o tem muito o que fazer para prevenir. Eu falo que √© uma doen√ßa que vem silenciosa e quando se manifesta j√° causa um problema s√©rio‚ÄĚ, alerta.

Amargo ‚Äď o chocolate com, no m√≠nimo, 70% de cacau tem efeitos anti-inflamat√≥rios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquet√°rias, com melhora da fun√ß√£o vascular e, al√©m disso, est√° ligado, segundo estudos, a uma melhora na disposi√ß√£o, funcionamento cerebral e redu√ß√£o da vontade de comer doces. ‚ÄúEle atua contra os danos no DNA celular, tem a√ß√£o vasodilatadora e previne a forma√ß√£o de placa de gordura dentro das art√©rias‚ÄĚ, explica a m√©dica. ‚ÄúPor conta dos flavonoides presentes no cacau ‚Äď e sua a√ß√£o antioxidante com benef√≠cios comprovados para a circula√ß√£o, h√° a redu√ß√£o dos riscos de doen√ßas vasculares, redu√ß√£o do mau colesterol (LDL) e aumento discreto do bom (HDL), al√©m da diminui√ß√£o do risco de doen√ßas vasculares e melhora no envelhecimento da pele‚ÄĚ, afirma. Mas aten√ß√£o: a por√ß√£o di√°ria recomendada √© de 30g ao dia, portanto um ovo de p√°scoa pode ser ingerido, em m√©dia, em uma semana para aproveitar ao m√°ximo os benef√≠cios.

Meio Amargo ‚Äď com concentra√ß√£o significativa de cacau (acima de 40%), esse chocolate tem mais a√ß√ļcar que a vers√£o amarga, mas tamb√©m traz benef√≠cios antioxidantes. ‚Äú√Č uma op√ß√£o interessante e mais saborosa para quem n√£o gosta do chocolate amargo. As vers√Ķes com avel√£, nozes ou castanhas fornecem vitaminas e minerais importantes, que t√™m a√ß√£o antioxidante e melhoram a circula√ß√£o sangu√≠nea.‚ÄĚ Tamb√©m √© necess√°rio ficar de olho na por√ß√£o di√°ria, tamb√©m de 30g.

Branco ‚Äď produzido com manteiga de cacau, a gordura obtida das sementes durante a fabrica√ß√£o do chocolate, esse chocolate √© mais cal√≥rico e rico em gorduras. Mas cuidado, alguns chocolates brancos sequer t√™m algum resqu√≠cio de cacau na composi√ß√£o. ‚ÄúEsses s√£o produzidos apenas com √≥leos vegetais hidrogenados, cujo consumo resulta no aumento dos n√≠veis do mau colesterol (LDL) e na redu√ß√£o do bom colesterol (HDL). Por isso, mesmo se voc√™ optar por esse tipo de ovo de p√°scoa, vale a pena dar uma olhada no r√≥tulo‚ÄĚ, afirma. Como √© rico em a√ß√ļcar e gordura, o chocolate branco tamb√©m favorece a inflama√ß√£o, o que pode retardar a circula√ß√£o e colaborar para o aparecimento de doen√ßas circulat√≥rias.

Diet ‚Äď os chocolates Diet tamb√©m apresentam um risco, pois apresentam maior quantidade de gordura.

Com oleaginosas ‚Äď apesar de adicionar mais calorias ao chocolate, as castanhas, nozes, avel√£ e o amendoim, entre outros, s√£o ricos em √īmega 3, que favorecem o sistema circulat√≥rio e melhoram a qualidade da circula√ß√£o, porque esse √īmega diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. ‚ÄúNo caso dos ovos com esses componentes, tudo vai depender do tipo de chocolate, mas com certeza as oleaginosas podem ‚Äėenriquecer‚Äô o benef√≠cio nutricional do ovo de p√°scoa‚ÄĚ, finaliza.

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina.

Foto: Divulgação

 

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