PUBLICIDADE

7.0 - MANUAL

Campanha incentiva a convivĂȘncia pacĂ­fica entre motoristas e ciclistas

A Ford lançou uma campanha na Europa chamada “Share The Road” (“Compartilhe a Estrada”) para promover a convivĂȘncia pacĂ­fica entre motoristas e ciclistas nas ruas – veja o vĂ­deo. A mensagem serve tambĂ©m para o Brasil, onde o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo, assim como a disputa por espaço e o nĂșmero de acidentes entre esses veĂ­culos.

A campanha é composta também por dois vídeos de realidade virtual, filmados em 360 graus, que propÔem uma troca de papéis. O primeiro permite aos motoristas experimentar como é estar na pele de um ciclista quando um carro se aproxima demais, muda de direção sem dar seta ou abre a porta de repente. No segundo, os ciclistas veem como é para o motorista quando eles atravessam o sinal vermelho, andam na contramão ou viram sem avisar.

Para gerar mais impacto, a Ford tem promovido eventos em que motoristas e ciclistas sĂŁo convidados a assistir aos vĂ­deos com Ăłculos de realidade virtual. Das mais de 1.200 pessoas que jĂĄ participaram da experiĂȘncia, 91% afirmaram que pretendem mudar seus hĂĄbitos de direção.

“NĂŁo hĂĄ maneira mais efetiva de apreciar o ponto de vista de outra pessoa do que estar na sua pele ou, nesse caso, estar no seu veĂ­culo. A empatia Ă© uma emoção muito poderosa”, diz o cientista comportamental Dan Berry, que ajudou a desenvolver o experimento.

A Europa é conhecida por ter uma das maiores comunidades de ciclistas do mundo, formada por 250 milhÔes de pessoas, que continua a aumentar. Mas, mesmo lå, a infraestrutura de ciclovias estå longe do ideal para permitir uma rodagem segura: um em cada 12 acidentes fatais de trùnsito envolve bicicletas.

A Ford acredita que dar a mais pessoas a oportunidade de pedalar com segurança, especialmente em trajetos curtos, beneficia a todos, tanto do ponto de vista da mobilidade e da qualidade do ar como da saĂșde.

“Como alguĂ©m que anda frequentemente tanto em duas quanto em quatro rodas, jĂĄ experimentei muitas das situaçÔes e perigos que os motoristas e ciclistas enfrentam hoje nas ruas”, diz Steven Armstrong, presidente e CEO da Ford Europa, Oriente MĂ©dio e África, que tambĂ©m jĂĄ presidiu a empresa no Brasil e AmĂ©rica do Sul. “A integração dos meios de transporte cada vez mais diversificados Ă© chave para tornarmos nossas cidades mais seguras e fluidas para todos, agora e no futuro.”

A estratĂ©gia de mobilidade da Ford Ă© oferecer uma ampla gama de produtos e serviços que melhorem o sistema de transporte – incluindo veĂ­culos, infraestrutura, conectividade e serviços digitais – para ajudar as pessoas a se mover com mais liberdade. Mais informaçÔes sobre o programa “Share The Road”, em inglĂȘs, estĂŁo disponĂ­veis no site www.ford.co.uk/share-the-road.

PUBLICIDADE