PUBLICIDADE

inovação

Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina contra a Covid-19

A¬†Anvisa¬†(Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) autorizou¬†testes cl√≠nicos¬†de fase 3 de uma sexta¬†vacina contra a Covid-19¬†no Brasil. A permiss√£o ocorreu na quinta-feira (dia 8), mas veio a p√ļblico apenas hoje (dia 19).

Trata-se da vacina financiada pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. Chamada de SCB-2019, ela conta com duas doses, aplicadas com intervalo de 22 dias.

O imunizante ser√° testado em em pelo menos 8 mil volunt√°rios maiores de 18 anos no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. O¬†recrutamento deve come√ßar na pr√≥xima semana. No mundo, a vacina ser√° testada em at√© 30 mil volunt√°rios em pa√≠ses da Am√©rica Latina, √Āfrica do Sul e Europa.

Os testes de fase 3 aprovados no Brasil serão do tipo duplo-cego, o que significa que nem o paciente e nem o médico sabem se estão recebendo a vacina ou o placebo. A data de início do experimento não informada pela Anvisa.

Atualmente, duas vacinas são aplicadas na população brasileira: a CoronaVac, do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a Oxford/AstraZeneca, produzida no pela Fiocruz.

Calendário de vacinação em São Paulo

O governo do Estado anunciou na √ļltima quarta-feira (dia 14) as datas de in√≠cio da vacina√ß√£o contra a Covid-19 para as pessoas com idades entre 60 e 64 anos.

Os que t√™m 63 e 64 anos ser√° vacinado a partir de 29 de abril. J√° os que t√™m entre 60 e 62 anos, e que comp√Ķem um grupo com 1,4 milh√£o de pessoas, receber√£o as doses no dia 6 de maio.

Antes deles, porém, começarão a ser vacinados os idosos com 65 e 66 anos, já a partir da próxima quarta-feira (21).

PUBLICIDADE