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brasil

Agências do INSS retomam atendimento presencial na segunda-feira

Após ficarem com atendi­men­to pres­en­cial sus­pen­so por cer­ca de seis meses, em decor­rên­cia da pan­demia de Covid-19, as agên­cias do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as ativi­dades a par­tir da próx­i­ma segun­da-feira (14), em todo o país. Na primeira fase de reaber­tu­ra, no entan­to, somente os atendi­men­tos agen­da­dos pre­vi­a­mente serão real­iza­dos nas agên­cias, incluin­do, em alguns casos, a retoma­da da perí­cia médi­ca prev­i­den­ciária, que ocor­rerão ape­nas em unidades especí­fi­cas.

De acor¬≠do com o INSS, cer¬≠ca de 600 ag√™n¬≠cias devem reabrir na sem¬≠ana que vem. O n√ļmero rep¬≠re¬≠sen¬≠ta menos da metade das unidades do INSS, mas cor¬≠re¬≠sponde √†s maiores ag√™n¬≠cias, com mais capaci¬≠dade de atendi¬≠men¬≠to. O gov¬≠er¬≠no vai divul¬≠gar durante a sem¬≠ana a lista com¬≠ple¬≠ta das ag√™n¬≠cias aber¬≠tas, mas o segu¬≠ra¬≠do j√° pode con¬≠sul¬≠tar a infor¬≠ma√ß√£o no aplica¬≠ti¬≠vo Meu INSS ou no tele¬≠fone 135.

‚ÄúA nos¬≠sa aber¬≠tu¬≠ra est√° pro¬≠gra¬≠ma¬≠da para a pr√≥x¬≠i¬≠ma segun¬≠da-feira. Ao lon¬≠go dos dias, estare¬≠mos pas¬≠san¬≠do √† pop¬≠u¬≠la√ß√£o em ger¬≠al quais ag√™n¬≠cias est√£o aber¬≠tas, ou n√£o, e quais ag√™n¬≠cias ter√£o per√≠¬≠cia [m√©di¬≠ca], ou n√£o‚ÄĚ, desta¬≠cou o secret√°rio espe¬≠cial da Pre¬≠v¬≠id√™n¬≠cia e Tra¬≠bal¬≠ho do Min¬≠ist√©rio da Econo¬≠mia, Bruno Bian¬≠co Leal, em entre¬≠vista cole¬≠ti¬≠va.

O pres¬≠i¬≠dente do INSS, Leonar¬≠do Rolim Guimar√£es, disse que as pes¬≠soas s√≥ devem ir √†s ag√™n¬≠cias estando com agen¬≠da¬≠men¬≠to feito pelo tele¬≠fone 135 ou pelo aplica¬≠ti¬≠vo Meu INSS e que qual¬≠quer d√ļvi¬≠da pode ser esclare¬≠ci¬≠da pelo 135 ou pelo chat ‚ÄėHel√ī‚Äô, den¬≠tro do aplica¬≠ti¬≠vo. Segun¬≠do a autar¬≠quia, o hor√°rio de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to das ag√™n¬≠cias ser√° de 7h √†s 13h, de segun¬≠da a sex¬≠ta.

‚ÄúOut¬≠ro pon¬≠to impor¬≠tante que a gente pre¬≠cisa lem¬≠brar as pes¬≠soas √© que n√£o devem procu¬≠rar agen¬≠da¬≠men¬≠to para aque¬≠les servi√ßos que podem ser feitos de for¬≠ma remo¬≠ta, por exem¬≠p¬≠lo, uma aposen¬≠ta¬≠do¬≠ria, pen¬≠s√£o, sal√°rio-mater¬≠nidade. Ess¬≠es servi√ßos con¬≠tin¬≠u¬≠am sendo feitos remo¬≠ta¬≠mente‚ÄĚ, acres¬≠cen¬≠tou Rolim.

Procedimentos de reabertura

por¬≠taria que esta¬≠b¬≠elece os pro¬≠ced¬≠i¬≠men¬≠tos para a reaber¬≠tu¬≠ra do INSS foi pub¬≠li¬≠ca¬≠da nes¬≠ta sex¬≠ta-feira (11), no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o. Al√©m do n√ļmero lim¬≠i¬≠ta¬≠do de atendi¬≠men¬≠tos, as pes¬≠soas que forem √†s ag√™n¬≠cias dev¬≠er√£o usar m√°s¬≠caras e ter√£o tam¬≠b√©m a tem¬≠per¬≠atu¬≠ra cor¬≠po¬≠ral aferi¬≠da por meio de ter¬≠m√īmetro infraver¬≠mel¬≠ho. Se for con¬≠stata¬≠da tem¬≠per¬≠atu¬≠ra aci¬≠ma de 37,5 graus, o segu¬≠ra¬≠do n√£o poder√° nem sequer entrar na ag√™n¬≠cia, e ain¬≠da ser√° ori¬≠en¬≠ta¬≠do a procu¬≠rar um servi√ßo m√©di¬≠co.

As ori¬≠en¬≠ta√ß√Ķes tam¬≠b√©m incluem chegar ape¬≠nas pr√≥x¬≠i¬≠mo do hor√°rio mar¬≠ca¬≠do, para evi¬≠tar a for¬≠ma√ß√£o de filas, e man¬≠ter o dis¬≠tan¬≠ci¬≠a¬≠men¬≠to m√≠n¬≠i¬≠mo de um metro das out¬≠ras pes¬≠soas. Servi¬≠dores do INSS usar√£o equipa¬≠men¬≠tos de pro¬≠te√ß√£o indi¬≠vid¬≠ual durante os atendi¬≠men¬≠tos. No caso das ag√™n¬≠cias que con¬≠tar√£o com o servi√ßo de per√≠¬≠cia m√©di¬≠ca prev¬≠i¬≠den¬≠ci√°ria, hou¬≠ve um refor√ßo ain¬≠da maior nos pro¬≠to¬≠co¬≠los de higiene.

Segun¬≠do Bruno Bian¬≠co, ape¬≠sar de o gov¬≠er¬≠no fed¬≠er¬≠al ter ante¬≠ci¬≠pa¬≠do a con¬≠cess√£o de diver¬≠sos bene¬≠f√≠¬≠cios prev¬≠i¬≠den¬≠ci√°rios e refor√ßa¬≠do o atendi¬≠men¬≠to online des¬≠de o in√≠¬≠cio da pan¬≠demia, ain¬≠da h√° a neces¬≠si¬≠dade de apre¬≠sen¬≠ta√ß√£o de doc¬≠u¬≠men¬≠tos com¬≠ple¬≠mentares e real¬≠iza¬≠√ß√£o de per√≠¬≠cias m√©di¬≠cas.

‚ÄúN√≥s adi¬≠anta¬≠mos todos os bene¬≠f√≠¬≠cios por inca¬≠paci¬≠dade e assim con¬≠tin¬≠uare¬≠mos a faz¬≠er at√© a retoma¬≠da ple¬≠na da per√≠¬≠cia m√©di¬≠ca, mas ain¬≠da h√° uma forte deman¬≠da rel¬≠a¬≠ti¬≠va ao cumpri¬≠men¬≠to de exig√™n¬≠cias por parte do segu¬≠ra¬≠do. S√£o aque¬≠les pedi¬≠dos de bene¬≠f√≠¬≠cio em que o servi¬≠dor do INSS ver¬≠i¬≠fi¬≠ca a neces¬≠si¬≠dade de out¬≠ros doc¬≠u¬≠men¬≠tos, e ess¬≠es doc¬≠u¬≠men¬≠tos s√£o lev¬≠a¬≠dos pres¬≠en¬≠cial¬≠mente para an√°lise‚ÄĚ, expli¬≠cou.

Entre os serviços que poderão ser real­iza­dos pres­en­cial­mente, estão o cumpri­men­to de exigên­cia, avali­ação social, jus­ti­fi­cação admin­is­tra­ti­va ou social (caso em que a pes­soa pre­cisa levar um doc­u­men­to para com­pro­var tem­po de serviço que não não está no cadas­tro ofi­cial), reabil­i­tação profis­sion­al e perí­cia médi­ca (ape­nas em algu­mas agên­cias).

Des¬≠de mar√ßo, quan¬≠do o atendi¬≠men¬≠to pres¬≠en¬≠cial foi sus¬≠pen¬≠so, o INSS infor¬≠ma que foram con¬≠ce¬≠di¬≠das ante¬≠ci¬≠pa√ß√Ķes de 186 mil bene¬≠f√≠¬≠cios de presta√ß√£o con¬≠tin¬≠u¬≠a¬≠da (BPCs), pago a pes¬≠soas com defi¬≠ci√™n¬≠cia, e 876 mil ante¬≠ci¬≠pa√ß√Ķes de aux√≠lios-doen√ßa.

Fila de serviços

De acor¬≠do com o pres¬≠i¬≠dente do INSS, o gov¬≠er¬≠no reduz¬≠iu a quan¬≠ti¬≠dade de requer¬≠i¬≠men¬≠tos que estavam sob an√°lise do INSS des¬≠de o in√≠¬≠cio da pan¬≠demia. Em jun¬≠ho do ano pas¬≠sa¬≠do, quan¬≠do a fila de requer¬≠i¬≠men¬≠tos que depen¬≠di¬≠am de um pare¬≠cer da autar¬≠quia chegou ao √°pice, havia um total de 2,32 mil¬≠h√Ķes de pedi¬≠dos em an√°lise.

‚ÄúEm janeiro deste ano, essa fila tin¬≠ha ca√≠¬≠do 1,635 mil¬≠h√£o. No in√≠¬≠cio da pan¬≠demia, em mar√ßo, quan¬≠do o INSS fechou o atendi¬≠men¬≠to ao p√ļbli¬≠co, j√° havia ca√≠¬≠do para 1,30 mil¬≠h√£o. Hoje, est√° em 758 mil, ou seja, esta¬≠mos reduzin¬≠do forte¬≠mente esse n√ļmero‚ÄĚ, afir¬≠mou Leonar¬≠do Rolim.

Ape¬≠sar da redu√ß√£o do n√ļmero de requer¬≠i¬≠men¬≠tos sob an√°lise do INSS, aumen¬≠tou o n√ļmero de requer¬≠i¬≠men¬≠tos em exig√™n¬≠cia, que s√£o aque¬≠les que depen¬≠dem de infor¬≠ma√ß√£o com¬≠ple¬≠men¬≠tar ou doc¬≠u¬≠men¬≠to por parte do segu¬≠ra¬≠do. ‚Äú√Ä medi¬≠da em que o INSS come√ßou a anal¬≠is¬≠ar ess¬≠es requer¬≠i¬≠men¬≠tos, viu que muitos deles estavam incom¬≠ple¬≠tos, pre¬≠cisavam ser com¬≠ple¬≠men¬≠ta¬≠dos pelos segu¬≠ra¬≠dos. Hoje, temos 906 mil requer¬≠i¬≠men¬≠tos em exig√™n¬≠cia‚ÄĚ, disse Rolim.

Edição: Nádia Fran­co

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