PUBLICIDADE

7.0 - MANUALtecnologia

A indústria é a principal beneficiária da impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D tem conquistado cada vez mais espaços em diversos segmentos, principalmente na indústria. As vantagens do seu uso são inúmeras e sua utilização está transformando, definitivamente, os processos industriais. Os principais benefícios estão no desenvolvimento de protótipos e peças finais com altos níveis de detalhamento, ferramentas especializadas, redução de custo, tempo e materiais, equipamento para diferentes fins, facilidade de armazenamento, fácil mobilidade, entre outras.

O alcance e a popularidade das impressoras 3D estão em muitos setores da indústria, como aeroespacial, medicina e odontologia, automotivo, bijuteria, decoração, construção, arquitetura, brinquedos e agricultura, que já aderiram ao uso dessa tecnologia em benefício de seus processos.

O mercado de impressão tridimensional tem registrado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados.

A relação custo, benefício e tempo são um dos fatores mais expressivos quando se pensa em vantagens do uso de impressoras 3D, a possibilidade de imprimir, com a quantidade exata de matéria prima, peças complexas de uma só vez torna seu uso preciso para diversos setores, sem falar em segmentos onde o custo dos materiais é muito caro, isso resulta em uma considerável redução de custo.

A prototipagem, com certeza, é outro fator fundamental dessa tendência. Criar um produto referência nos mínimos detalhes, para ilustrar o projeto final com um elevado grau de realidade, reduzindo mais uma vez o custo, pode evitar erros e possíveis problemas de produção, além da possibilidade de criar também peças exclusivas e personalizadas.

De maneira geral, os materiais utilizados para impressão 3D são mais fáceis de armazenar e transportar do que peças inteiras, sem falar no tamanho do equipamento. Muitas impressoras podem ser instaladas em locais menores do que ambiente padrão da indústria, desta forma, pensando na questão local-física, as grandes fábricas podem facilmente migrar dos grandes centros industriais para mais perto do consumidor, e até mesmo ter fácil acesso a aeroportos, portos e suporte técnico.

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE