Afinal, qual é a diferença entre IPTV e Gatonet?

Ha poucos dias a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que faria o bloqueamento de sinais de dispositivos de TV Box não homologados no Brasil. Além disso, os aparelhos de IPTV piratas, que são popularmente chamados de “Gatonet”, terão a sua comercialização proibida no país.

A medida é uma forma de proteger canais por assinatura, e plataformas de streaming, das ações ilegais de quem disponibiliza o sinal. Entretanto, o assunto deixou muita gente com dúvidas em relação aos seus aparelhos, uma vez que ainda há bastante confusão entre o que é IPTV, TV Box e, principalmente, o que é legal e o que não é. Sendo assim, o TecMundo te explica melhor a diferença entre IPTV e Gatonet. Confira!

O que é IPTV?

A sigla IPTV significa Internet Protocol Television, que em uma tradução direta seria: transmissão de TV por protocolo IP. Em outras palavras, é um meio de fazer a transmissão de canais ao vivo através da internet.

Um grande exemplo dessa tecnologia é o modelo que a Globoplay utiliza em seus aplicativos. Nela, é possível acompanhar a programação da TV Globo, utilizando a sua conexão da internet, de uma forma gratuita, apenas com um cadastro na plataforma. Além disso, é possível também fazer a assinatura de um pacote com canais a cabo, como SporTV e Multishow, usando apenas a rede online.

No Brasil, alguns serviços de assinatura também oferecem alternativas de IPTV para seus assinantes. A Claro, por exemplo, tem uma TV Box da própria operadora, onde o assinante pode acompanhar todos os canais do seu pacote através da internet, sem a necessidade de usar o cabeamento tradicional.

O que é Gatonet?

O nome “Gatonet” é uma referência ao roubo de eletricidade, que é popularmente chamado de “gato”, junto com o nome de uma das operadoras mais populares da história do Brasil: a NET.

Ele faz referência a uma transmissão ilegal de canais e serviços de streaming, onde seus “assinantes” pagam um valor mais baixo para ter acesso a muito mais opções que os serviços comuns.

Entretanto, esse tipo de serviço conta com diversos problemas. A começar pela qualidade da transmissão, que é bem inferior a dos serviços que geram o sinal original. Isso porque a Gatonet é retransmitida de sedes ilegais, o que afeta diretamente a qualidade e a estabilidade da imagem e som.

Outro problema é referente a forma como esse serviço é oferecido. Em grande parte é preciso fazer o pagamento para funcionários de empresas ilegais, onde não há qualquer tipo de recibo ou garantia. Por exemplo, caso a sua transmissão seja cortada, às vezes não há sequer um telefone de contato para comunicar o problema e ter um prazo para a solução.

Por fim, o mais grave deles é que grande parte dessas operadoras ilegais pertencem ao crime organizado. Sendo assim, assinar um serviço de Gatonet é contribuir para a monetização desses criminosos, e fazer parte indiretamente das práticas ilegais.

Agora que você já sabe a diferença entre o serviço legal de IPTV, e as transmissões ilegais do Gatonet, fique de olho para não acabar adquirindo um aparelho pirata e correr o risco de ficar sem assistir a sua programação favorita.

*Com informações da Tecmundo