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A partir de hoje (19), Brasil e México retornam ao livre comércio de veículos leves, sem cobrança de tarifas ou limitação quantitativa. O fim do regime de cotas para veículos leves estava previsto no Acordo de Complementação Econômica nº 55 (ACE-55) desde 2015, que regula o comércio de automóveis e a integração produtiva entre os dois países desde 2002.
Também deixa de vigorar a lista de exceções, que previa regras de origem específicas para autopeças. Em paralelo ao fim do regime de cotas, o acordo também prevê, a partir de hoje, conforme disposto no artigo 4º do 5º Protocolo Adicional ao Apêndice II do ACE-55, novo conteúdo regional para o comércio de automóveis e autopeças entre os dois países.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o retorno ao livre comércio automotivo entre Brasil e México é passo importante para aprofundar o relacionamento comercial entre as duas maiores economias da América Latina. Segundo o MRE, nos próximos meses, começam as negociações para o livre comércio também para veículos pesados (caminhões e ônibus) e suas autopeças, que está previsto a partir de 2020.
“O governo brasileiro tem grande interesse em ampliar o livre comércio com o México também em outros setores, tanto industriais quanto agrícolas, com a inclusão de matérias sanitárias e fitossanitárias, facilitação de comércio e barreiras técnicas ao comércio, conforme negociações paralisadas desde 2017”, informa O MRE em nota.