Natal e fim de ano são as datas mais aguardadas pelo varejo de vestuário, pois trazem a perspectiva de aumento nas vendas de itens deste segmento. “Nesta data, as roupas sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidas de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX),
A entidade, que reúne 27 das mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, contemplando quase 90 marcas, está confiante num cenário favorável. “Cerca de 80% das redes varejistas associadas reportaram vendas maiores na Black Friday. Esse resultado positivo reflete o ânimo do consumidor em retornar as compras nesta época, que coincide com o pagamento do 13º salário”, aponta Lima.
Segundo a ABVTEX, esta conjunção de fatores para um quarto trimestre melhor, faz com que as redes apostem num crescimento das vendas deste ano em relação ao ano passado, mas em patamares conservadores. “A gestão dos estoques vem sendo realizada para que não sobrem produtos nas prateleiras”, ressalta.
Para o diretor, os elevados índices de desemprego e a restrição ao crédito são fatores que, se devidamente equacionados, contribuirão para a retomada em 2019. “As grandes redes associadas estão otimistas em relação à recuperação gradativa dos padrões de consumo para os próximos anos e manterão suas estratégias de expansão, com a abertura de novas lojas, desenvolvimento de novas coleções e investimentos nos pontos de venda e na experiência do consumidor”, explica.