Em sorteio realizado nesta sexta-feira pela Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), em Nyon, na Suíça, foi definido que Real Madrid e Juventus vão se encontrar nas quartas de final e farão a reedição da decisão da última Champions League – vitória por 4 a 1 e o 12º título para a conta madridista.
Pela história, porém, o fato não é nenhuma novidade. Desde 1992/93, quando o torneio começou a ter essa nomenclatura, houve outras quatro repetições de decisão logo na edição seguinte, sendo que a primeira vez aconteceu em 1996/97.
Curiosamente, o Real esteve presente em três oportunidades, enquanto que a Juve, em duas, ao todo.
Veja abaixo todas as vezes em que isso ocorreu:
1996/97 – Ajax x Juventus
Na temporada 1995/96, a Juve havia vencido o poderoso Ajax, dos irmãos Frank e Ronald de Boer, Van der Sar, Edgar Davids, Jari Litmanen e companhia, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no Estádio Olímpico de Roma, na Itália.
No ano seguinte, ambos se reencontraram, mais em uma fase mais aguda da Champions: a semifinal. E quem acreditava no “troco” da equipe holandesa, se enganou. Com dois triunfos, o primeiro por 2 a 1 e o segundo por 3 a 1, o time de Turim voltou a levar a melhor e se classificou à grande decisão contra o Borussia Dortmund, de quem perderia o título em Munique.
2010/11 – Bayern de Munique x Internazionale
Indubitavelmente uma das grandes Internazionales dos últimos tempos, os comandados de José Mourinho garantiram o terceiro título da história nerazurra ao vencerem o Bayern de Munique por 2 a 0, com dois tentos do artilheiro Diego Milito, em Madri.
Nas oitavas de final de 2010/11, na tentativa de defender a posse do título, a Inter bateu os bávaros na partida de ida por 1 a 0 e, mesmo derrotado na volta por 3 a 2, avançou às quartas por conta da regra dos gols marcados fora de casa.
Na fase seguinte, porém, sofreu vexame e a queda para o também alemão Schalke 04, inclusive, perdendo o jogo em Giuseppe Meazza por 5 a 2.
2013/14 – Atlético de Madrid x Real Madrid
A rivalidade entre Atlético e Real sempre foi grande, até pelo fato de serem da mesma cidade. Mas, nos últimos anos, ela aumentou ainda mais pelos embates na Champions League.
Na final de 2014, às vésperas da Copa no Brasil, os colchoneros venciam a partida no Estádio da Luz, em Lisboa, mas sofreram um gol no último minuto do zagueiro Sérgio Ramos. Extenuados, os já consagrados campeões do Campeonato Espanhol sucumbiram à força merengue e acabou sendo goleado por 4 a 1.
Já nas quartas de 14/15, a ideia era dar o troco no grande rival, mas o Real novamente levou a melhor: 1 a 0 no agregado, conquistado na partida da volta, no Santiago Bernabéu.2016/17 – Atlético de Madrid x Real Madrid
Nova finalíssima de Champions League, novo dérbi de Madri. E novamente Real campeão, desta vez nas penalidades máximas após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
O encontro da vez, agora, seria na semifinal do ano passado, temporada 2016/17, em que os merengues praticamente garantiram a passagem à final contra a Juventus pelo resultado do primeiro jogo: 3 a 0, com show e hat-trick de Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu.
Na volta, o objetivo era apenas administrar a larga vantagem conseguida na ida e, mesmo com uma derrota por 2 a 1, no Vicente Calderón, Zidane e companhia avançaram para Cardiff, capital do País de Gales, onde jogaram e venceram seu 12º título continental.
Fonte: ESPN