Instagram pode bloquear ações em sua conta. Saiba como desbloqueá-la

Quando um usuário tenta acessar o Instagram e uma mensagem diz que a ação está bloqueada significa que, por um período de tempo, nada poderá ser feito naquela. Dar likes, postar fotos, comentar ou seguir novos perfis não são permitidos. Os motivos podem variar, como por exmplo, ter escrito muitos comentários parecidos ou iguais em diferentes fotos, seguir perfis e dar unfollow imediatamente, curtir inúmeras postagens em um espaço de tempo curto ou até por usar outros aplicativos que geram likes ou seguidores. Ou seja, todas as ações que se parecem ou são spam podem bloquear o perfil. Veja a seguir perguntas comuns sobre a Ação Bloqueada no Instagram e suas devidas respostas.

As ações estão bloqueadas. Quanto tempo demora para tudo voltar ao normal?

Na realidade, não existe um prazo certo. O Instagram pode liberar suas ações novamente em um dia ou pode levar semanas. Se você acha que foi injustiçado, é possível enviar uma mensagem relatando o problema ao aplicativo.

Se quiser enviar uma mensagem, vá para a página inicial do perfil.

Passo 1. Clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito e, em seguida, em “Relatar um Problema”;

Passo 2. Clique em “Relatar um problema” e explique o que houve com a conta. Peça o desbloqueio de suas ações.

Como tentar desbloquear as ações por conta própria?

Caso tenha pressa e as ações continuem bloqueadas no Instagram, mesmo após reportar o problema, existem maneiras de acelerar o processo de desbloqueio. Mas vale ressaltar que nenhuma é 100% garantida.

Veja o que pode ser feito para tentar desbloquear as ações da sua conta do Instagram

  • A primeira tentativa é desinstalar o Instagram do seu celular e baixar novamente. Alguns usuários relataram que isso costuma funcionar.
  • Se o aplicativo está salvo em um cartão de memória, troque de SD e baixe o app novamente. Também funciona em alguns casos.
  • O Instagram pode bloquear as ações baseadas no seu IP. Se por acaso você acessa pelo Wi-Fi, tente usar a rede de dados móveis do celular.
  • Casa tenha algum aplicativo que gera likes ou seguidores para sua conta, desinstale imediatamente. E não use mais.
  • Não tente utilizar a conta por pelo menos 24 horas. Se tentar acessar o perfil com insistência, o Instagram pode entender que você é um spammer.

Assim que as ações forem liberadas, tente não repetir o que levou ao bloqueio, pois, em alguns casos de reincidências, a conta é desativada permanentemente.

A conta foi desativada. E agora?

O Instagram pode desativar não apenas as ações, mas a conta como um todo, temporariamente ou definitivamente. No segundo caso, nada poderá ser feito em relação às publicações, você perde o seu perfil e terá que fazer um novo.

A conta pode ser desativada quando não forem seguidas as Diretrizes da Comunidade ou Termos de Uso do programa. O próprio aplicativo pode detectar isso ou analisar denúncias recebidas. Em ambos os casos, não existe nenhum tipo de aviso prévio. O usuário só percebe o ocorrido quando tenta se logar e não consegue mais.

Nos casos em que a conta foi desativada temporariamente, você pode tentar recorrer da decisão. Ao fazer o login, com e-mail e senha, serão exibidas na tela as instruções de como pedir a liberação do perfil. O prazo de resposta pode variar porque cada pedido é analisado minuciosamente.

Em algumas situações, o perfil é liberado. Em outros, a decisão é permanente e não é mais possível acessar a conta. A ferramenta tem regras bem definidas sobre seu uso e realmente aplica o bloqueio para quem não as segue.

A conta foi excluída pelo próprio usuário. É possível recuperar?

Com a conta do Instagram excluída, seja por você ou por terceiros que tinham acesso ao login e senha, não tem como recuperá-la. É possível usar novamente o mesmo nome de usuário, mas, uma vez que o perfil foi definitivamente excluído, tudo é apagado junto, incluindo postagens e seguidores.

Canal de ajuda

O Instagram disponibiliza um canal de ajuda (https://help.instagram.com/) que pode ser útil, caso você não consiga acessar a opção “Relatar um problema” pelo aplicativo. Várias dúvidas já estão respondidas por lá. Vale a pena conferir se a sua é uma delas.

Fonte: Techtudo