Fase do grupos da Liga dos Campeões começa a ser definida hoje

A fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 começa a se despedir nesta terça-feira. Oito jogos encerram as quatro primeiras chaves, com destaque para um confronto entre classificados: Bayern de Munique x Paris Saint-Germain, às 17h45 (de Brasília).

Alemães e franceses decidem o primeiro lugar do Grupo D. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto – seguido do saldo de gols -, o Bayern precisará derrotar o PSG por pelo menos quatro gols de diferença.

Na ida, em setembro, deu Paris por 3 a 0, no jogo em que causou a demissão de Carlo Ancelotti do comando dos bávaros.

O momento é um pouco diferente. O PSG perdeu a sua invencibilidade na temporada ao cair para o recém-promovido Strasbourg, sábado, pelo Francês, quando o seu poderoso ataque não conseguiu mascarar os problemas do time.

Imparável, o time de Neymar, Cavani e Mbappé tem a chance de ampliar o recorde de gols na fase de grupos, com 24 gols em cinco jogos. O Paris (e o Manchester City, na quarta) também pode se juntar a um seleto grupo de seis times que terminaram com 100% de aproveitamento. São eles:

  • Milan (1992/93) – 11 gols pró, um contra
  • Paris (1994/95) – 12 gols pró, três contra
  • Spartak Moscou (1995/96) – 15 gols pró, quarto contra
  • Barcelona (2002/03) – 13 gols pró, quatro contra
  • Real Madrid (2011/12) – 19 gols pró, dois contra
  • Real Madrid (2014/15) – 16 gols pró, dois contra

Seguindo as marcas, Neymar pode ser tornar o primeiro jogador da história a balançar as redes em todas as seis rodadas, algo que nem Cristiano Ronaldo ou Messi conseguiram. O brasileiro tem seis gols, dois a menos que o português, atual artilheiro.

Ainda pelo Grupo B, Celtic e Anderlecht estão eliminados, mas brigam pelo terceiro lugar, que garante uma ida à Liga Europa. Os belgas terão de vencer por uma diferença de três gols na Escócia.

Estão classificados: Chelsea (Grupo C), Barcelona (D), Manchester City (F), Besiktas (G), Tottenham (H) e Real Madrid (H). Restam 14 clubes que vão brigar pelas oito vagas em aberto. Antes de dissecarmos a situação de cada grupo, é sempre bom repassar os critérios de desempate da Liga dos Campeões.

  1. Confronto direto
  2. Melhor saldo de gols
  3. Mais gols pró
  4. Mais gols como visitante
  5. Mais vitórias
  6. Mais vitórias como visitante
  7. Menos cartões
  8. Coeficiente do time e da associação nos últimos cinco anos

Agora, sim, contamos a situação dos demais grupos. Quatro clubes se classificam nesta terça-feira. Veja o que eles precisam:

GRUPO A

Apesar das quatro vitórias e da liderança isolada do grupo, o Manchester United ainda não está assegurado nas oitavas de final. Precisa apenas de um empate para isso, é bem verdade – e pode se classificar até em caso de derrota. A missão mais difícil, portanto, parece ser a do CSKA, adversário dos Red Devils nesta terça. O Basel, que é a outra equipe com chances na chave, vai pegar o lanterna e eliminado Benfica.

Manchester United: precisa apenas empatar para se classificar na primeira colocação. Se perder, só ficaria fora se o Basel vencesse o Benfica – ainda assim, tanto o time português quanto o russo precisariam tirar a diferença no desempate (nesse caso, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os confrontos entre os três).

Basel: precisa de um resultado melhor que o do CSKA. Se ambos empatarem ou perderem seus jogos, a decisão será no confronto direto. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United.

CSKA: precisa de um resultado melhor que o do Basel. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United. Os russos teriam que vencer por, ao menos, três gols de diferença.

GRUPO C

O Chelsea é o único classificado do grupo até então já que não pode ser alcançado pelo terceiro colocado. A briga, portanto, é entre Roma e Atlético de Madrid. A vida dos espanhóis não está nada fácil: eles precisam vencer os Blues na Inglaterra e torcer para que a Roma não vença o modesto Qarabag, do Azerbaijão. No entanto, o reencontro de Griezmann com a boa fase anima: ele marcou quatro gols nos últimos quatro jogos e está confirmado para esta terça.

Chelsea: avança em primeiro vencendo, empatando ou até perdendo – nos dois últimos casos, precisa que a Roma perca ou empate.

Roma: precisa apenas vencer o lanterna Qarabag para avançar. Se empatar ou perder, precisará torcer para que o Atlético não vença.

Atlético de Madrid: precisa vencer o Chelsea e torcer para que a Roma não derrote o Qarabag.

GRUPO D

A quatro pontos do terceiro colocado, o Barcelona é o time classificado dessa chave e sequer corre risco de perder a primeira colocação já que leva vantagem no confronto direto diante da Juventus. Ainda por cima deve ir a campo com uma defesa desconfigurada porque Umtiti e Mascherano estão fora por lesão. O time italiano, por sua vez, é que não deve ter vida fácil: precisa vencer o Olympiacos fora de casa para não depender do resultado da partida do Barça.

Juventus: avança com vitória, empate e até derrota – nos dois últimos casos, o Sporting não pode vencer.

Sporting: só avança se vencer e a Juventus perder ou empatar.

 

Fotos: Reprodução

Fonte: GE


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *