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5 dicas para organizar as finanças do seu negócio

 

Para cuidar das finan√ßas de qualquer empresa √© preciso que o empreendedor tenha muita aten√ß√£o. Essa √© a parte mais delicada na gest√£o do neg√≥cio. Ainda que ele tenha uma pessoa ou at√© mesmo uma equipe para cuidar dos n√ļmeros, √© essencial que o dono do neg√≥cio esteja sempre a par do que est√° acontecendo. Afinal, todos os detalhes s√£o importantes para fechar as contas no final do m√™s.

‚ÄúPara cuidar das finan√ßas, n√£o √© preciso sofisticar demais. A empresa precisa ter seus gastos fixos mais enxutos poss√≠veis. Somente os necess√°rios‚ÄĚ, explica M√°rcio Iavelberg, s√≥cio diretor da Blue Numbers ‚Äď consultoria especializada em pequenas e m√©dias empresa. Para o consultor, ‚Äúum bom planejamento pode simplificar o cuidado com as finan√ßas. E ele n√£o precisa de relat√≥rios complexos, com poucos, mas eficazes relat√≥rios o empreendedor ainda consegue promover uma excelente gest√£o da sua empresa‚ÄĚ, defende. Para isso, Iavelberg destaca cinco passos indispens√°veis para organizar e manter as finan√ßas de qualquer neg√≥cio saud√°veis, s√£o eles:

  1. Faça um balanço

Informação é poder em qualquer negócio. Por isso, o empreendedor precisa analisar a situação da sua empresa, como: tamanho do estoque, títulos a receber (em qual prazo), títulos a pagar e imobilizado. Isso precisa estar na ponta do lápis. Alguns índices podem ajudar a mostrar se a empresa tem recursos financeiros suficientes para cobrir seus compromissos assumidos.

  1. Faça um planejamento

Com todas as informa√ß√Ķes sobre seu neg√≥cio reunidas, antes de come√ßar o m√™s, √© muito importante se fazer um planejamento or√ßament√°rio. Esse √© um processo cont√≠nuo e ativo que ir√° reunir a√ß√Ķes integradas e orientadas para fazer com que um objetivo seja alcan√ßado com mais rapidez e efici√™ncia por meio de decis√Ķes que s√£o tomadas antecipadamente. Esse processo permite, ainda, que erros sejam evitados e que, quando cometidos, sejam identificados, corrigidos e n√£o retornem a acontecer pelos mesmos motivos. Essa √© a fase onde o empreendedor deve saber quanto vai ter de receita, quanto vai gastar e, principalmente, qual √© a expectativa de lucro, ou de preju√≠zo, para o m√™s.

  1. Fluxo de Caixa

√Č fundamental que o empreendedor tenha clareza das entradas e sa√≠das de dinheiro que ele ter√°, dia a dia, nos pr√≥ximos 60 dias, pelo menos. Isso dar√° seguran√ßa na gest√£o do neg√≥cio para se ter certeza de que se pode ou n√£o comprar mais mercadorias, qual prazo necess√°rio e se ser√° necess√°rio antecipar os receb√≠veis.

  1. Monte seu DRE

O DRE nada mais é que a Demonstração do Resultado do Exercício. O relatório serve para o empreendedor saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não. Existem muitas maneiras de fazê-lo, no entanto, o mais básico é suficiente, além de muito simples. Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida. Após esse passo, retira os gastos variáveis e obtém a sua margem de contribuição. Depois, subtrai os gastos fixos para chegar no lucro operacional. Por fim, após retirar o imposto de renda, chega no valor final do seu lucro líquido.

Esse relatório deve ser feito mensalmente, apresentando as receitas, despesas e resultado do mês. Uma vez feito, com seu planejamento orçamentário você conseguirá confrontar seu DRE mensal e descobrir se está se saindo melhor ou pior do que o desejado.

  1. Preço e Custo

√Č aqui que muitos empreendedores erram. Mas √© extremamente importante conhecer os custos dos produtos ou servi√ßos que voc√™ vende. Assim, fica mais f√°cil definir o pre√ßo de venda e saber se voc√™ pode dar um desconto, e de quanto, para conseguir atrair seus clientes ou concorrer em seu mercado. O pre√ßo n√£o pode ser estipulado de acordo com o mercado sem calcular a situa√ß√£o financeira de seu neg√≥cio. Para a precifica√ß√£o, √© necess√°rio analisar os insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tribut√°ria da empresa. Se o valor ficar acima do mercado, basta repensar a sua margem de lucro para conseguir se adequar.

Além desses pontos, observe o prazo que você está pagando seus fornecedores. Ele não deveria ser muito maior do que é o prazo de estocagem das mercadorias, mais o prazo que estamos concedendo aos clientes. Se isso estiver acontecendo, você poderá ter problemas de falta de caixa. E não adianta vender mais. Isso agravará, ainda mais, a situação.

 

Foto: Reprodução

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