4.0 // manual4.6 // bebidas

Veja algumas curiosidades sobre a cervejaria belga

Recentemente, a rica cultura da cerveja belga foi declarada pela Unesco Patrimônio Imaterial da Humanidade. A Bélgica, que tem o apelido de “paraíso cervejeiro”, conta com aproximadamente 200 cervejarias segundo o Belgian Brewers Annual Report 2015 (Relatório Anual de Cervejarias Belgas de 2015), número bastante expressivo se levarmos em conta o pequeno tamanho do território desse charmoso país europeu, que é pouco maior que o estado de Alagoas (em torno de 30.528 km²).

“As cervejas belgas, complexas e de perfil frutado, são apreciadas mundialmente e algumas delas chegam a ser consideradas as melhores do mundo. Muitas vezes elas são uma porta de entrada ao universo das artesanais – principalmente para quem gosta de vinho”, avalia Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com, condecorado novo membro honorário da Cavalaria da Pá de Brassagem, tradicional grupo da Confederação das Cervejarias Belgas, durante a cerimônia de abertura do Brussels Beer Challenge 2016.

A tradição cervejeira belga tem uma longa história. Desde antes da conquista pelo Império Romano, há mais de dois mil anos atrás, já se produzia cerveja na região dos países baixos. Com a queda de Roma, o poder da Igreja cresceu e começaram a surgir alguns monastérios, que já vinham equipados com cervejarias para suprir a demanda dos próprios monges e, também, da população local.

Hoje, o bar com a maior carta de cervejas do mundo fica na capital belga, Bruxelas, contando com uma carta de mais de três mil rótulos. “E, imagine, todas as cervejas belgas neste bar são servidas com a taça proprietária da cervejaria. Essa é a importância que os belgas dão à sua cerveja, e por isso a cultura da cerveja do país foi eleita como Patrimônio Cultural da Humanidade”, pontua Wolff.

Entre os principais estilos que compõem a rica paleta de cores, aromas e sabores da Escola Belga, estão:

  • Witbier
  • Trapistas
  • Saison
  • Lambics
  • Flanders Red Ale e Oud Bruin
  • Belgian Pale Ale
  • Strong Golden Ale
  • Bière Brut

Viagem à Bélgica

Bateu uma vontade de conhecer a Bélgica? Para celebrar o encerramento deste ano e início do próximo, a rede Mestre-Cervejeiro.com acaba de criar a campanha de Verão: 2017 – Celebre em grande estilo com um passeio pela Bélgica, que premiará, através de sorteio, uma viagem para o paraíso das cervejas, a Bélgica. Até o dia 31 de janeiro de 2017, a cada R$120 em compras, clientes terão direito a um cupom para o sorteio. Saiba mais sobre a campanha no site.

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista