4.0 // manual4.6 // bebidas

Surpreenda no Valentine’s Day com harmonização de cervejas e pratos afrodisíacos

No dia 14 de fevereiro, muitos países comemoram o Valentine’s Day. No Brasil, apesar da comemoração oficial acontecer dia 12 de junho, muitos casais também aproveitam a data para entrar no clima romântico e celebrar.

Aos casais que buscam algo especial para, além de surpreender o parceiro ou parceira, apimentar ainda mais a comemoração, a beer sommelier Marina Cervi sugere uma harmonização de pratos afrodisíacos com cervejas especiais.  “Algumas cervejas harmonizam muito bem com alimentos considerados afrodisíacos. Com certeza será uma experiência agradável ao paladar e ideal para a comemoração”, explica Cervi.

Alguns tipos de alimentos ou bebidas são considerados afrodisíacos por estimularem a circulação sanguínea e aumentarem a libido. Pimenta, chocolate, peixes e frutos do mar são alguns dos exemplos mais consumidos.

Confira abaixo a indicação de harmonização de pratos afrodisíacos com cervejas especiais feita pela beer sommelier, além de uma receita de ceviche feita com a Blanche de Namur Witbier.

– Tartar de salmão com avocado harmoniza com Primátor Weizenbier. As notas fenólicas da cerveja complementam e temperam o prato, trazendo também a leve citricidade da cerveja para o Tartar. Se alimentar de peixes como salmão e atum aumenta a produção de ômega-3 e ácidos graxos que elevam as taxas dos hormônios sexuais.

– Pratos tailandeses e asiáticos com presença forte de pimenta, gengibre e especiarias no tempero harmonizam com Primátor IPA, que potencializa a picância causando aquecimento. Refeições com molhos picantes têm efeitos na sudorese como excitação, palpitação.

– Ostras in natura com Blanche de Namur. A citricidade da Witbier complementa o prato, fazendo papel do limão, enquanto as notas condimentadas da semente de coentro “temperam” a ostra. As ostras são um dos afrodisíacos mais conhecidos. A ingestão delas aumenta os níveis de testosterona em homens e progesterona em mulheres.

– Chocolate ao leite com Gauloise Brune. Essa Belgian Dubbel tem potência alcoólica, para quebrar a sensação de gordura na boca, sabores caramelados e toffee, também encontrados no chocolate ao leite, completando a harmonização por semelhança. O cacau, principal componente do chocolate, possui endorfina e feniletilanina, substâncias naturais que estimulam a sensação de prazer

– Ceviche de Tilápia e Witbier com Blanche de Namur (receita abaixo)

As notas cítricas da Witbier combinam com as notas também cítricas do leite de tigre (que foi temperado com a própria cerveja), enquanto o leve dulçor dos maltes de trigo e cevada ameniza a acidez e o sal do prato. A Blanche de Namur traz citricidade e acidez como elementos de semelhança com o prato e também oferecem boa refrescância, vinda de sua carbonatação. A maresia da tilápa harmoniza por contraste com a acidez da cerveja, enquanto as notas condimentadas das especiarias da Witbier acrescentam tempero ao prato.

 

RECEITA DE CEVICHE DE TILÁPIA COM WITBIER

Rende 5 porções.

INGREDIENTES

CEVICHE

  • 1 kg de filé de tilápia, sem espinhos, cortado em cubos
  • 1 cebola roxa grande cortada extra fina
  • 1 pimenta dedo de moça, sem semente, cortada fina
  • 200g de batata doce
  • Folhas de coentro a gosto
  • Sal Marinho a gosto

 

MODO DE PREPARO CEVICHE:

Cozinhe a batata doce até que ela fique macia e reserve. Corte a batata em rodelas. Numa tigela funda, coloque o restante dos ingredientes e o peixe. Deixe marinar no leite de tigre por 30 minutos. Em um prato, coloque as batatas, a marinada e finalize com o coentro por cima.

INGREDIENTES

LEITE DE TIGRE:

  • Suco de 2 laranjas
  • 40g de cebola cortada fina em meia rodela
  • 2g de gengibre ralado
  • 355 ml de cerveja estilo Witbier Blanche de Namur
  • 150 ml de suco de limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO DO LEITE:

Misturar todos os ingredientes.

Harmonize com a cerveja Blanche de Namur

 

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista