3.0 // entretenimento3.2 // games & jogos

Exposição “A Era dos Games” permanece em cartaz somente até domingo em SP

A megaexposição A Era dos Games despede-se esta semana de São Paulo, permanecendo em cartaz até o dia 12 de novembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Concebida pelo Barbican Centre de Londres, a megaexposição A Era dos Games chegou ao Brasil depois de percorrer 33 cidades de 25 países e ser vista por quase quatro milhões de pessoas. Apresentada pelo Ministério da Cultura e Brasilprev, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra estreou no dia 16 de agosto. Em dezembro, segue para o Rio de Janeiro. Nas duas cidades, o público poderá interagir com mais de 150 jogos de sucesso.

Ao mesmo tempo que investiga o desenvolvimento e uso dos jogos eletrônicos, a mostra procura explorar seus nexos com a cultura contemporânea. Nos 14 segmentos que compõem a mostra, são apresentados ao público dados sobre as implicações industriais, criativas e comerciais desse fenômeno de massa; sua geopolítica; os personagens que fizeram história; a crescente importância dos jogos infantis e seu potencial uso como ferramenta educativa; os vínculos inquestionáveis entre os games e outras áreas da produção cultural, como a música e o cinema; a mídia especializada; e finalmente os enormes avanços tecnológicos que continuam sendo feitos, como o uso cada vez mais sofisticado da tecnologia 3D, a captação mais sensível dos movimentos pela tela ou por sensores e a constatação de que a realidade virtual é algo cada vez mais próximo.

Um embrião da exposição atual foi apresentado no Museu da Imagem e do Som de São Paulo em 2011. Batizada originalmente de Game On, o evento incorporou o número 2.0 ao título para dar conta das atualizações tecnológicas surgidas ao longo do período em que excursionou pelo mundo. A edição que desembarca agora no país chega em versão ampliada, com games de última geração e inclui jogos produzidos no Brasil.

SERVIÇO – A ERA DOS GAMES

  • Uma exposição do Barbican Centre de Londres
  • Idealização: Dueto Produções
  • Realização: Nós 3 Produções
  • Apresentação: Ministério da Cultura e Brasilprev
  • De 16 de agosto a 12 de novembro de 2017
  • Terça, quinta, sexta, sábado e domingo, das 11 às 20 horas
  • Quarta das 09h30 às 18h30

 

Foto: Dado Marietti

 

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista