4.0 // manual4.6 // bebidas

Evento em São Paulo traz os melhores vinhos de Portugal

Os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil para o evento Vinhos de Portugal, que chega pela segunda vez em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de junho, no Shopping JK Iguatemi. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os Vinhos do Alentejo, confirma presença no evento em que os paulistanos poderão escapar do frio da capital saboreando os aveludados e saboroso vinhos da região centro-sul da terrinha.

Durante os três dias de evento, o público presente terá a possibilidade de apreciar o que o Alentejo tem de melhor, além de conhecer emblemáticas vinícolas da região que estarão apresentando as mais recentes safras disponíveis no mercado brasileiro. Os renomados Esporão, Cartuxa e muitos outros, são alguns dos rótulos alentejanos que estarão presentes.

A exemplo do modelo seguido em edições anteriores, os Vinhos do Alentejo promoverá degustações comentadas com a presença de conceituados críticos de vinhos, como Manuel Carvalho, Luís Lopes, Jorge Lucki, Alexandra Prado Coelho e Dirceu Viana.

  • Sexta-feira (08/06)

HORÁRIO: 13h
TEMA: Grandes Vinhos do Ouro
CRÍTICO: Manuel Carvalho

HORÁRIO: 15h
TEMA: Curso Academia de Vinhos de Portugal
CRÍTICO: Luís Lopes

HORÁRIO: 17h
TEMA: O que 10 anos fazem em um grande vinho
CRÍTICO: Jorge Lucki

HORÁRIO: 19h
TEMA: Grandes Vinhos do Alentejo
CRÍTICO: Luís Lopes

  • Sábado (09/06)

HORÁRIO: 12h
TEMA: Portugal, uma viagem pela diversidade
CRÍTICO: Dirceu Vianna Júnior

HORÁRIO: 13h30
TEMA: Uvas do Portugal Clássico
CRÍTICO: Luís Lopes

HORÁRIO: 16h30
TEMA: Curso Academia de Vinhos de Portugal
CRÍTICO: Luís Lopes

HORÁRIO: 18h
TEMA: Brasil e Portugal: uma harmonização perfeita
CRÍTICO: Manuel Carvalho

HORÁRIO: 19h30
TEMA: Harmonização perfeita (fato ou fado?)
CRÍTICO: Dirceu Vianna Júnior

HORÁRIO: 21h
TEMA: Vinhos do Porto de sonho
CRÍTICO: Manuel Carvalho

  • Domingo (10/06)

HORÁRIO: 12h
TEMA: Relembrando Copas do Mundo através de grandes vinhos
CRÍTICO: Dirceu Vianna Júnior

HORÁRIO: 14h
TEMA: Harmonização Vinhos do Alentejo
CRÍTICO: Luís Lopes e Alexandra Prado Coelho

HORÁRIO: 15h30
TEMA: Grandes Vinhos do Dão
CRÍTICO: Manuel Carvalho

HORÁRIO: 17h
TEMA: Curso Academia de Vinhos de Portugal
CRÍTICO: Luís Lopes

HORÁRIO: 19h
TEMA: Grandes Vinhos de 2007
CRÍTICO: Jorge Lucki

A tradição vinícola da região do Alentejo cai cada vez mais nas graças da população brasileira: segundo dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), nos últimos anos, as importações aumentaram em mais de 20%. “Notamos um crescente interesse do Brasil pelos vinhos do Alentejo. Nosso objetivo é reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no País, que ocupa a primeira posição no ranking de exportações do Alentejo para a mesa dos brasileiros”, afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 40% em volume e 42% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2017 da AC Nielsen. E o Brasil foi o principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 4,8 milhões de garrafas por ano.

Do Alentejo, as seguintes vinícolas apresentaram seus destaques em São Paulo:

Adega Cooperativa de Borba, Adega de Redondo, Aliança, Altas Quintas, Herdade da Anta de Cima, Herdade Grande Wines, Arrepiado Wine & Tourism, Casa Relvas, Casa Agrícola HMR SA, Santa Vitória, Casca Wines, Cortes de Cima, Encostas de Estremoz, ENOFORUM – Grupo Carmim, Esporão, Cartuxa, Enoport United Wines, Global Wines, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade de Coelheiros, J. Portugal Ramos Vinhos, José Maria da Fonseca, Dona Maria – Julio Bastos, Lusovini, Monte da Comenda Agroturismo, Parras Wines e Sogrape Vinhos.

 - REVISTA MAISJR

Foto: Pexels 

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista