PUBLICIDADE

economia

EUA vão restabelecer tarifa sobre aço e alumínio comprados do Brasil

O pres­i­dente dos Esta­dos Unidos, Don­ald Trump, anun­ciou hoje (2) em sua con­ta no Twit­ter que vai restau­rar as tar­i­fas do aço e alumínio brasileiros e argenti­nos. A medi­da é uma reação amer­i­cana a desval­oriza­ção das moedas locais dess­es dois país­es.

‚ÄúO Fed¬≠er¬≠al Reserve [Ban¬≠co Cen¬≠tral dos Esta¬≠dos Unidos] tam¬≠b√©m deve agir para que os pa√≠s¬≠es n√£o tirem mais proveito do nos¬≠so d√≥lar forte, desval¬≠orizan¬≠do ain¬≠da mais suas moedas. Isso tor¬≠na muito dif√≠¬≠cil para nos¬≠sos fab¬≠ri¬≠cantes e agricul¬≠tores expor¬≠tar seus pro¬≠du¬≠tos de maneira jus¬≠ta‚ÄĚ, disse Trump na rede social.

No final de agos¬≠to deste ano, o gov¬≠er¬≠no dos Esta¬≠dos Unidos flex¬≠i¬≠bi¬≠li¬≠zou as impor¬≠ta√ß√Ķes destes pro¬≠du¬≠tos quan¬≠do decid¬≠iu que com¬≠pan¬≠hias norte-amer¬≠i¬≠canas que nego¬≠cia¬≠rem a√ßo do Brasil n√£o pre¬≠cis¬≠ari¬≠am pagar 25% a mais sobre o pre√ßo orig¬≠i¬≠nal des¬≠de que provem que h√° aus√™n¬≠cia de mat√©ria-pri¬≠ma no mer¬≠ca¬≠do inter¬≠no. O Brasil est√° entre os prin¬≠ci¬≠pais fornece¬≠dores de a√ßo e fer¬≠ro para os Esta¬≠dos Unidos.

Na √ļlti¬≠ma sex¬≠ta-feira (29) a moe¬≠da norte-amer¬≠i¬≠cana voltou a subir atingin¬≠do, em val¬≠ores nom¬≠i¬≠nais (descon¬≠sideran¬≠do a infla√ß√£o) o segun¬≠do maior n√≠v¬≠el des¬≠de a cri¬≠a√ß√£o do real. O d√≥lar com¬≠er¬≠cial encer¬≠rou o dia ven¬≠di¬≠do a R$ 4,241, com alta de R$ 0,025 (+0,58%).

Fonte: Agên­cia Brasil

PUBLICIDADE