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economia

Bancos fazem mutirão para negociar dívidas em atraso

Começa nes­ta segun­da-feira (2) a Sem­ana de Nego­ci­ação e Ori­en­tação Finan­ceira, que ocor­rerá até sex­ta-feira (6) em todo o país.

Durante o mutir√£o, orga¬≠ni¬≠za¬≠do pelo Ban¬≠co Cen¬≠tral e pela Fed¬≠er¬≠a√ß√£o Brasileira de Ban¬≠cos (Febra¬≠ban), parte das ag√™n¬≠cias banc√°rias de todo o pa√≠s, de sete insti¬≠tu¬≠i√ß√Ķes finan¬≠ceiras (Ban¬≠co do Brasil, Ban¬≠risul, Brade¬≠sco, Ban¬≠co Pan, Caixa Econ√īmi¬≠ca, Ita√ļ e San¬≠tander), ter√° o hor√°rio esten¬≠di¬≠do at√© as 20h para ofer¬≠e¬≠cer ori¬≠en¬≠ta√ß√£o finan¬≠ceira e nego¬≠ciar d√≠vi¬≠das em atra¬≠so de seus clientes, em condi√ß√Ķes espe¬≠ci¬≠ais. A lista com¬≠ple¬≠ta pode ser aces¬≠sa¬≠da no site Papo Reto, da Febra¬≠ban.

A nego¬≠ci¬≠a√ß√£o ain¬≠da poder√° ser fei¬≠ta nas demais ag√™n¬≠cias dess¬≠es ban¬≠cos, local¬≠izadas em todo o ter¬≠rit√≥rio nacional, no hor√°rio nor¬≠mal de fun¬≠ciona¬≠men¬≠to, nos canais dig¬≠i¬≠tais das insti¬≠tu¬≠i√ß√Ķes e pela platafor¬≠ma consumidor.gov.br.

Segun­do a Febra­ban, os ban­cos Votoran­tim e Safra tam­bém par­tic­i­pam da ini­cia­ti­va, somente por meio dos canais dig­i­tais.

Ban­risul

O Ban¬≠risul infor¬≠mou que ofer¬≠e¬≠cer√° descon¬≠to sobre o total da d√≠vi¬≠da e nos juros. Al√©m do atendi¬≠men¬≠to nas ag√™n¬≠cias, o ban¬≠co ofer¬≠ece o Por¬≠tal de Solu√ß√£o de D√≠vi¬≠das, local¬≠iza¬≠do em seu site, e por meio do aplica¬≠ti¬≠vo Ban¬≠risul Dig¬≠i¬≠tal, na fun√ß√£o Resol¬≠va D√≠vi¬≠das em Atra¬≠so. No site do Ban¬≠risul, o cliente tem aces¬≠so ain¬≠da a ori¬≠en¬≠ta√ß√Ķes finan¬≠ceiras na √°rea Cr√©di¬≠to Con¬≠sciente.

Ban­co do Brasil

O BB dar√° descon¬≠tos de at√© 92% na liq¬≠uida√ß√£o de d√≠vi¬≠das e ofer¬≠e¬≠cer√° pra¬≠zos que podem chegar a 120 meses, al√©m de at√© 180 dias de car√™n¬≠cia. O ban¬≠co tam¬≠b√©m ofer¬≠e¬≠cer√°, pro¬≠mo¬≠cional¬≠mente, taxas de juros at√© 14% menores para as oper¬≠a√ß√Ķes de rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o. Al√©m das ag√™n¬≠cias, o ban¬≠co tam¬≠b√©m d√° a op√ß√£o de atendi¬≠men¬≠to dig¬≠i¬≠tal pelo Por¬≠tal de Rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o de D√≠vi¬≠das e pelo aplica¬≠ti¬≠vo do BB.

Brade­sco

O Brade¬≠sco infor¬≠mou que par¬≠tic¬≠i¬≠pa do mutir√£o da d√≠vi¬≠da com pra¬≠zos e taxas difer¬≠en¬≠ci¬≠adas, de acor¬≠do com o per¬≠fil dos clientes. ‚ÄúO Brade¬≠sco vai par¬≠tic¬≠i¬≠par da Sem¬≠ana da Nego¬≠ci¬≠a√ß√£o e Ori¬≠en¬≠ta√ß√£o Finan¬≠ceira, orga¬≠ni¬≠za¬≠da pela Febra¬≠ban e o Ban¬≠co Cen¬≠tral, ofer¬≠e¬≠cen¬≠do pra¬≠zos e taxas difer¬≠en¬≠ci¬≠adas para a rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o de d√≠vi¬≠das. As condi√ß√Ķes ser√£o estru¬≠tu¬≠radas de acor¬≠do com o per¬≠fil de cada cliente. Vamos realizar inten¬≠si¬≠va comu¬≠ni¬≠ca√ß√£o com clientes poten¬≠ci¬≠ais. As Ag√™n¬≠cias e canais de atendi¬≠men¬≠to estar√£o preparadas para aten¬≠der aos clientes com al√ßa¬≠da para nego¬≠ciar even¬≠tu¬≠ais sug¬≠est√Ķes de condi√ß√Ķes para a rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o dos paga¬≠men¬≠tos‚ÄĚ, disse em nota.

Caixa Econ√īmi¬≠ca Fed¬≠er¬≠al

Segun­do a Caixa, na rene­go­ci­ação do crédi­to com­er­cial, os clientes podem quitar dívi­das que este­jam em atra­so há mais de 1 ano, com até 90% de descon­to para paga­men­to à vista, de acor­do com as car­ac­terís­ti­cas da oper­ação. Podem ain­da unificar os con­tratos em atra­so e parce­lar em até 96 meses, realizar uma pausa no paga­men­to de até uma prestação ven­ci­da ou a vencer e efe­t­u­ar a repactu­ação da dívi­da, com pos­si­bil­i­dade de aumen­to do pra­zo.

As condi√ß√Ķes tam¬≠b√©m englobam os con¬≠tratos habita¬≠cionais. Uma das alter¬≠na¬≠ti¬≠vas ofer¬≠e¬≠ci¬≠das com¬≠preende o paga¬≠men¬≠to de um val¬≠or de entra¬≠da e a incor¬≠po¬≠ra√ß√£o do restante da d√≠vi¬≠da em atra¬≠so √†s demais presta√ß√Ķes do con¬≠tra¬≠to, per¬≠mitin¬≠do que o cliente retome seu fluxo de paga¬≠men¬≠to men¬≠sal.

Para out¬≠ro grupo de clientes, h√° pos¬≠si¬≠bil¬≠i¬≠dade, ap√≥s o paga¬≠men¬≠to da entra¬≠da, de faz¬≠er acor¬≠do para paga¬≠men¬≠to de uma presta√ß√£o por m√™s na data de venci¬≠men¬≠to, durante tr√™s meses con¬≠sec¬≠u¬≠tivos. Ap√≥s esse pra¬≠zo, as demais presta√ß√Ķes que ain¬≠da estiverem em atra¬≠so ser√£o incor¬≠po¬≠radas ao sal¬≠do do con¬≠tra¬≠to.

Para o cliente que tem sal­do na con­ta do Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço (FGTS), out­ra opção é uti­lizar o recur­so para reduzir a prestação em até 80% por 12 meses. Essa condição vale para clientes que apre­sen­tam até três parce­las do finan­cia­men­to em atra­so.

Segun¬≠do a Caixa, as condi√ß√Ķes vari¬≠am de acor¬≠do com as car¬≠ac¬≠ter√≠s¬≠ti¬≠cas do con¬≠tra¬≠to e o tipo de oper¬≠a√ß√£o.

A rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o tam¬≠b√©m pode ser fei¬≠ta por meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br, via tele¬≠fone e What¬≠sApp 0800 726 8068, nos per¬≠fis do ban¬≠co no Face¬≠book e no Twit¬≠ter, APP Cart√Ķes Caixa, nos cam¬≠in¬≠h√Ķes Voc√™ no Azul e nas ag√™n¬≠cias. Na habita√ß√£o, os clientes con¬≠tam ain¬≠da com a pos¬≠si¬≠bil¬≠i¬≠dade de rene¬≠go¬≠ciar a d√≠vi¬≠da pelo servi√ßo Habita√ß√£o na M√£o do Cliente, nos tele¬≠fones 3004‚Äď1105 (cap¬≠i¬≠tais), op√ß√£o 7, ou 0800 726 0505 (demais cidades).

Ita√ļ Uni¬≠ban¬≠co

O atendi¬≠men¬≠to no Ita√ļ Uni¬≠ban¬≠co ocor¬≠rer√° nas ag√™n¬≠cias, pelo site, aplica¬≠ti¬≠vo e na cen¬≠tral tele¬≠f√īni¬≠ca. Segun¬≠do o ban¬≠co, o cliente vai encon¬≠trar taxas reduzi¬≠das, a par¬≠tir de 1,99% ‚Äď nesse caso, para d√©bitos com mais de 90 dias de atra¬≠so ‚Äď, e pra¬≠zo de at√© 30 dias para o paga¬≠men¬≠to da primeira parcela. Quem for pes¬≠soal¬≠mente rene¬≠go¬≠ciar pode obter descon¬≠to de at√© 90% nas d√≠vi¬≠das com atra¬≠so supe¬≠ri¬≠or a um ano; ter a op√ß√£o de paga¬≠men¬≠to da d√≠vi¬≠da rene¬≠go¬≠ci¬≠a¬≠da em at√© 6 vezes, com parce¬≠las fixas; ou parce¬≠la¬≠men¬≠to, em at√© 60 meses do val¬≠or dev¬≠i¬≠do.

San­tander

O San¬≠tander infor¬≠mou que a rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o envolve descon¬≠tos de at√© 90% no val¬≠or da d√≠vi¬≠da. Clientes com atra¬≠sos de at√© 60 dias ter√£o redu√ß√Ķes nas taxas de at√© 20%. J√° para acor¬≠dos com atra¬≠sos aci¬≠ma de 60 dias, depen¬≠den¬≠do do caso, os descon¬≠tos ser√£o de at√© 90% no val¬≠or total da d√≠vi¬≠da.

As condi√ß√Ķes espe¬≠ci¬≠ais ser√£o v√°l¬≠i¬≠das para as modal¬≠i¬≠dades cr√©di¬≠to pes¬≠soal, consigna¬≠do, cap¬≠i¬≠tal de giro, con¬≠ta garan¬≠ti¬≠da, San¬≠tander Mas¬≠ter, descon¬≠tos de rece¬≠b√≠veis e cart√£o de cr√©di¬≠to nos canais de rela¬≠ciona¬≠men¬≠to do ban¬≠co (aplica¬≠ti¬≠vo, cen¬≠tral tele¬≠f√īni¬≠ca, por¬≠tal de rene¬≠go¬≠ci¬≠a√ß√£o e ag√™n¬≠cias). No per√≠o¬≠do da cam¬≠pan¬≠ha, o San¬≠tander tam¬≠b√©m man¬≠ter√° algu¬≠mas de suas ag√™n¬≠cias aber¬≠tas at√© as 20h para o atendi¬≠men¬≠to, com ori¬≠en¬≠ta√ß√£o finan¬≠ceira aos clientes.

Dívi­das com ban­cos

Segun¬≠do lev¬≠an¬≠ta¬≠men¬≠to da Con¬≠fed¬≠er¬≠a√ß√£o Nacional de Diri¬≠gentes Lojis¬≠tas (CNDL) e do Servi√ßo de Pro¬≠te√ß√£o ao Cr√©di¬≠to (SPC Brasil), a maior parte das d√≠vi¬≠das (53%) em aber¬≠to no pa√≠s est√° lig¬≠a¬≠da a insti¬≠tu¬≠i√ß√Ķes finan¬≠ceiras. J√° o com√©r¬≠cio responde por uma fatia de 17% do total de d√≠vi¬≠das. O setor de comu¬≠ni¬≠ca√ß√£o foi respon¬≠s√°v¬≠el por 12% das pend√™n¬≠cias e as con¬≠tas de √°gua e luz, por 10%.

Fonte: Agên­cia Brasil

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