entretenimentoesporte

Espanha troca de técnico a dois dias da estreia na Copa do Mundo

Durante a tarde desta terça-feira (12), o Real Madrid surpreendeu ao anunciar a contratação de Julen Lopetegui, até então técnico da seleção espanhola, como treinador. A princípio, o ex-goleiro só assumiria o cargo após a disputa da Copa do Mundo, que se inicia nesta quinta-feira (14). A Federação Espanhola, furiosa com o anúncio a poucos dias do torneio, decidiu, nesta quarta-feira (13), pela demissão do comandante. A escolha pela saída de Lopetegui, que havia assinado renovação até 2020 há poucas semanas, foi tomada em uma reunião entre o treinador, o presidente da Federação, Luis Rubiales, Sergio Ramos, Iniesta e Piqué.

Luis Rubiales, em entrevista coletiva, destacou que a escolha de Lopetegui era legítima, porém, que a forma como a negociação com o Real Madrid foi feita, inviabilizava sua continuidade à frente da seleção: “Se alguém quer estabelecer um relacionamento com alguém da Federação, tem que falar com o trabalhador e também com a Federação. É básico, porque é a equipe de todos os espanhóis, uma Copa do Mundo é a data máxima. Não podemos ficar de fora de uma negociação de um dos seus trabalhadores e descobrir cinco minutos antes de um anúncio público, fomos forçados a agir”.

O presidente da federação ouviu, de alguns jogadores, pedidos pela manutenção do técnico. Entretanto, a demissão já estava decidida e Rubiales garantiu que não prejudicará o desempenho dos atletas: “Sinto-me próximo aos jogadores e Julen. Eu conversei com eles e posso garantir que os jogadores e a comissão técnica nova farão todos os esforços, mas a situação é muito complicada. Não posso chegar aqui e falar que a situação não é difícil, pois é muito complicada”.

Para o lugar de Lopetegui, o agora ex-diretor da federação espanhola e ex-zagueiro do Real Madrid, Fernando Hierro foi contratado. Com quatros disputas de Copa do Mundo como jogador, Hierro teve apenas uma experiência como treinador. Na temporada 2016/2017, comandou o Real Oviedo na segunda divisão da Espanha, sem grande sucesso.

A seleção espanhola estreia na Copa do Mundo nesta sexta-feira (15), contra Portugal, às 15 horas (de Brasília), em Sochi, na Rússia.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista