PUBLICIDADE

economia

Empresas afetadas por coronav√≠rus ter√£o ajuda da UE 

A Uni√£o Europeia (UE) flex¬≠i¬≠bi¬≠li¬≠zou um pouco mais suas regras de aju¬≠da estatal para per¬≠mi¬≠tir que pa√≠s¬≠es europeus, sob condi√ß√Ķes estri¬≠tas, recap¬≠i¬≠tal¬≠izem empre¬≠sas em difi¬≠cul¬≠dade dev¬≠i¬≠do ao coro¬≠n¬≠av√≠rus.

A Lufthansa, prin¬≠ci¬≠pal com¬≠pan¬≠hia a√©rea da Europa, j√° est√° nego¬≠cian¬≠do uma nacional¬≠iza¬≠√ß√£o par¬≠cial com o esta¬≠do alem√£o e 9 bil¬≠h√Ķes de euros em aju¬≠da p√ļbli¬≠ca para evi¬≠tar a fal√™n¬≠cia.

Em mar√ßo, a Comis¬≠s√£o Europeia anun¬≠ciou uma primeira s√©rie de medi¬≠das para ser mais flex√≠v¬≠el em ter¬≠mos de aju¬≠da p√ļbli¬≠ca.

Nes¬≠ta sex¬≠ta-feira, a Comis¬≠s√£o lis¬≠tou as condi√ß√Ķes para os Esta¬≠dos prestarem aju¬≠da p√ļbli¬≠ca a uma empre¬≠sa (par¬≠tic¬≠i¬≠pa√ß√£o no cap¬≠i¬≠tal, com¬≠pra de a√ß√Ķes ou aumen¬≠to de cap¬≠i¬≠tal), incluin¬≠do a proibi√ß√£o de paga¬≠men¬≠to de div¬≠i¬≠den¬≠dos ou b√īnus aos dire¬≠tores.

Brux­e­las tam­bém pede que, após a crise, o Esta­do se retire do cap­i­tal dessas empre­sas. Se, após seis anos, ain­da tiv­er par­tic­i­pação, o Esta­do terá que apre­sen­tar um plano de reestru­tu­ração à Comis­são.

Des­de que relax­ou seus reg­u­la­men­tos, a União Europeia autor­i­zou aju­das estatais por cer­ca de 1,9 bil­hão de euros, segun­do uma por­ta-voz da comis­são.

clp/bh/pc/ahg/cc Por: AFP

PUBLICIDADE