CréditoInovação

EMBRAPII e FINEP fecham acordo de R$300 milhões

 - REVISTA MAISJR

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinam, hoje (21), acordo que reserva R$ 300 milhões a projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação ( PD&I), realizados em parceria com as unidades EMBRAPII. A assinatura, que visa fortalecer o apoio à inovação brasileira e agilizar a oferta de crédito ao setor produtivo, ocorrerá no Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo.

A cooperação prevê que empresas de todos os setores possam solicitar financiamento à Finep, desde que apresentem um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação da EMBRAPII, como: biotecnologia, agronegócio, engenharia, eletrônicos, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, entre outros.

Os recursos serão disponibilizados por meio da concessão de empréstimos a longo prazo e juros baixos, às empresas que necessitem de capital para cumprir a exigência legal do modelo de financiamento da EMBRAPII. Nesse modelo, o financiamento é dividido em três partes, das quais, uma é paga pela EMBRAPII, outra pela Unidade EMBRAPII responsável pelo desenvolvimento do projeto e a última parte é paga pela empresa.

O diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, explica que as unidades credenciadas identificaram projetos de PD&I com boas perspectivas de mercado, mas que acabavam não sendo executadas por falta de capital.  “Mesmo com a EMBRAPII subsidiando um 1/3 do projeto com recursos não-reembolsáveis, os empresários, muitas vezes, não dispõem do valor necessário para financiar a sua parte do projeto. Agora, iremos viabilizar a execução da ideia”, comenta.

O termo de cooperação também cria um fast-track para projetos que já foram analisados pelas unidades da EMBRAPII e que já demonstraram um elevado potencial inovador. Em apenas 30 dias, os empresários terão resposta sobre o acesso ao financiamento. Outro benefício previsto no documento é a criação de um canal específico de comunicação para que as Unidades EMBRAPII possam apresentar propostas de projetos em parceria com empresas que se encaixem nos termos do acordo.

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista