5.0 // maquinas5.1 // carros

Carros elétricos: Mentiras e Verdades

Os carros elétricos vieram para inovar o mercado automobilístico e tornar a vida mais prática. Entretanto, muitos possuem dúvidas sobre o funcionamento deste veículo. E trazemos alguns mitos e verdades para algumas de suas interrogações.

3 Mitos

Ficam sem bateria rapidamente? Podem ser totalmente elétricos ou híbridos, mas sendo hibrido ou não, a maioria dos carros atuais percorrem em média 200 km por uma carga completa, geralmente sendo o suficiente para mais de um dia.

As pessoas preferem conduzir os carros comuns? Não, a escolha pelo carro elétrico muitas vezes é por ele não ser poluente, já que as pessoas estão tendo cada vez mais conscientização sobre o meio ambiente. Além de emitirem menos ruídos.

Não há matéria prima o suficiente para produzir novas baterias? As baterias são feitas de lítio, um metal alcalino reciclável e com reserva útil para os próximos 75 anos. Além de que estudos mostram que outros materiais podem ser utilizados para a produção da bateria.

 

3 Verdades

Baixa autonomia e preços altos? Os carros elétricos possuem um valor muito alto, podendo ser comparado aos preços de carros à combustível top de linha, mas na Europa e nos Estados Unidos o governo oferece um tipo de subsídio para adquirirem este tipo de veículo. No Brasil ainda não acontece pela falta de popularização destes carros.

As baterias podem ser recicláveis? Sim, quase todos os componentes da bateria podem ser reciclados, podendo também ser usada para outros fins após sua vida útil em veículos.

O Brasil ainda está engatinhando neste mercado? Sim, o incentivo fiscal ainda é baixo, tendo um custo muito alto para adquirir. Diferente da Europa por exemplo, que alguns fabricantes já pensam na possibilidade deixar de fabricar carros movidos à combustão.

 

Foto: Pixabay

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista