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Gest√£o

Após 15 anos sem planejamento, Porto de Santos aprova novo PDZ

O Min¬≠ist√©rio da Infraestru¬≠tu¬≠ra (Min¬≠fra) aprovou o novo Plano de Desen¬≠volvi¬≠men¬≠to e Zonea¬≠men¬≠to (PDZ) do Por¬≠to de San¬≠tos nes¬≠ta ter√ßa-feira (28/07), ap√≥s mais de uma d√©ca¬≠da sem plane¬≠ja¬≠men¬≠to do mais impor¬≠tante por¬≠to do Pa√≠s. A Por¬≠taria n¬ļ 1.620, do Min¬≠fra, foi pub¬≠li¬≠ca¬≠da no Di√°rio Ofi¬≠cial da Uni√£o des¬≠ta quar¬≠ta-feira (29/07) e per¬≠mi¬≠tir√° a mod¬≠ern¬≠iza¬≠√ß√£o do Por¬≠to de San¬≠tos, ao plane¬≠jar estrate¬≠gi¬≠ca¬≠mente a ocu¬≠pa√ß√£o das √°reas p√ļbli¬≠cas pelos pr√≥x¬≠i¬≠mos 20 anos. A con¬≠cretiza¬≠√ß√£o do plano ele¬≠var√° a capaci¬≠dade do com¬≠plexo san¬≠tista em aprox¬≠i¬≠mada¬≠mente 50% at√© 2040, atingin¬≠do 240,6 mil¬≠h√Ķes de toneladas.

O instru¬≠men¬≠to foi elab¬≠o¬≠ra¬≠do ao lon¬≠go do √ļlti¬≠mo ano pela San¬≠tos Port Author¬≠i¬≠ty (SPA) a par¬≠tir das dire¬≠trizes de efi¬≠ci√™n¬≠cia opera¬≠cional e inte¬≠gra√ß√£o por¬≠to-cidade, em lin¬≠ha com as mel¬≠hores pr√°ti¬≠cas mundi¬≠ais. O novo PDZ atu¬≠al¬≠iza a ver¬≠s√£o de 2006, que j√° n√£o dava con¬≠ta do escoa¬≠men¬≠to efi¬≠ciente das car¬≠gas iden¬≠ti¬≠fi¬≠cadas no Plano Mestre, instru¬≠men¬≠to de plane¬≠ja¬≠men¬≠to macro do Min¬≠fra pub¬≠li¬≠ca¬≠do em abril de 2019 e que defla¬≠grou o crono¬≠gra¬≠ma para atu¬≠al¬≠iza¬≠√ß√£o do plane¬≠ja¬≠men¬≠to por¬≠tu√°rio.

‚ÄúCom o novo PDZ, pro¬≠je¬≠ta¬≠mos o Por¬≠to de San¬≠tos para o futuro, prop¬≠i¬≠cian¬≠do um salto de efi¬≠ci√™n¬≠cia, econo¬≠mia de escala e pro¬≠du¬≠tivi¬≠dade. Rep¬≠re¬≠sen¬≠ta um mar¬≠co para a mod¬≠ern¬≠iza¬≠√ß√£o do com¬≠plexo, ger¬≠a√ß√£o de emprego e ren¬≠da na regi√£o. Fun¬≠da¬≠men¬≠tal diz¬≠er que esse tra¬≠bal¬≠ho s√≥ logrou √™xi¬≠to por con¬≠ta do alin¬≠hamen¬≠to entre SPA, Min¬≠fra e Planal¬≠to em prol da infraestru¬≠tu¬≠ra nacional, pois o novo PDZ rep¬≠re¬≠sen¬≠ta um avan√ßo n√£o s√≥ para Baix¬≠a¬≠da San¬≠tista, mas para toda a cadeia log√≠s¬≠ti¬≠ca nacional que depende do prin¬≠ci¬≠pal equipa¬≠men¬≠to do com√©r¬≠cio exte¬≠ri¬≠or brasileiro‚ÄĚ, afir¬≠ma o dire¬≠tor-pres¬≠i¬≠dente da SPA, Fer¬≠nan¬≠do Biral.

No que se ref¬≠ere √† efi¬≠ci√™n¬≠cia opera¬≠cional, o novo PDZ pre¬≠v√™ a movi¬≠men¬≠ta√ß√£o de 100% das car¬≠gas da regi√£o de influ√™n¬≠cia do Por¬≠to, a con¬≠sol¬≠i¬≠da√ß√£o de √°reas para a clus¬≠ter¬≠i¬≠za¬≠√ß√£o de car¬≠gas e o aumen¬≠to da par¬≠tic¬≠i¬≠pa√ß√£o do modal fer¬≠rovi√°rio. No aspec¬≠to de inte¬≠gra√ß√£o com a cidade, o plano abrange solu√ß√Ķes para inter¬≠fer¬≠√™n¬≠cias de aces¬≠sos rod¬≠o¬≠fer¬≠rovi√°rios e des¬≠ti¬≠na√ß√£o do cais do Val¬≠on¬≠go √† movi¬≠men¬≠ta√ß√£o de pas¬≠sageiros em navios de cruzeiro.

As insta¬≠la√ß√Ķes des¬≠ti¬≠nadas a con¬≠t√™ineres ter√£o um dos maiores cresci¬≠men¬≠tos de capaci¬≠dade entre todas as car¬≠gas: alta de 64%, sain¬≠do de 5,4 mil¬≠h√Ķes TEU (con¬≠t√™in¬≠er padr√£o de 20 p√©s) para 8,7 mil¬≠h√Ķes TEU, com um novo ter¬≠mi¬≠nal ded¬≠i¬≠ca¬≠do na regi√£o do Sabo√≥. Mas haver√° aumen¬≠to de ofer¬≠ta para todos os tipos de car¬≠ga at√© 2040. Seguem os destaques:

  • Gran√©is s√≥li¬≠dos veg¬≠e¬≠tais: alta de 37%, para 95,3 mil¬≠h√Ķes de toneladas
  • Gran√©is l√≠qui¬≠dos: ampli¬≠a√ß√£o de 40%, para 22,4 mil¬≠h√Ķes de toneladas
  • Gran√©is min¬≠erais de descar¬≠ga: aumen¬≠to de 74%, para 16,5 mil¬≠h√Ķes de toneladas
  • Celu¬≠lose: cresci¬≠men¬≠to de 49%, para 10,5 mil¬≠h√Ķes de toneladas
  • Dois ber√ßos de atra¬≠ca√ß√£o para descar¬≠ga dire¬≠ta, entre a Ale¬≠moa e o Sabo√≥

Aten¬≠den¬≠do a dire¬≠trizes do gov¬≠er¬≠no fed¬≠er¬≠al de aumen¬≠tar a par¬≠tic¬≠i¬≠pa√ß√£o da fer¬≠rovia na matriz de trans¬≠porte, a movi¬≠men¬≠ta√ß√£o pre¬≠vista para o modal em San¬≠tos deve crescer 91%, para 86 mil¬≠h√Ķes de toneladas, ele¬≠van¬≠do a fatia dos tril¬≠hos no Por¬≠to de atu¬≠ais 33% para 40%.

O novo plano ser√° implan¬≠ta¬≠do ime¬≠di¬≠ata¬≠mente, com as alter¬≠a√ß√Ķes de tipolo¬≠gia de car¬≠ga real¬≠izadas √† medi¬≠da que os atu¬≠ais con¬≠tratos ter¬≠minarem. Haver√° novos arren¬≠da¬≠men¬≠tos, expan¬≠s√£o de √°reas, al√©m da ampli¬≠a√ß√£o do modal fer¬≠rovi√°rio ‚Äď mais limpo e efi¬≠ciente. Tudo soma¬≠do, a esti¬≠ma¬≠ti¬≠va √© que sejam necess√°rios R$ 9,7 bil¬≠h√Ķes entre os pr√≥x¬≠i¬≠mos cin¬≠co e dez anos divi¬≠di¬≠dos em inves¬≠ti¬≠men¬≠tos em ter¬≠mi¬≠nais com con¬≠tratos vigentes (R$ 2,5 bil¬≠h√Ķes), inves¬≠ti¬≠men¬≠tos pre¬≠vis¬≠tos em 8 novos arren¬≠da¬≠men¬≠tos a serem real¬≠iza¬≠dos a par¬≠tir de 2021 (R$ 5,2 bil¬≠h√Ķes), e obras de aces¬≠sos rod¬≠o¬≠fer¬≠rovi√°rios (R$ 2 bil¬≠h√Ķes).

‚ÄúEram 14 anos sem plane¬≠ja¬≠men¬≠to do mais impor¬≠tante com¬≠plexo por¬≠tu√°rio do Pa√≠s. O novo PDZ n√£o √© um fim em si mes¬≠mo. Tem uma dimen¬≠s√£o socioe¬≠con√īmi¬≠ca fun¬≠da¬≠men¬≠tal. Ao abrir cam¬≠in¬≠ho para inves¬≠ti¬≠men¬≠tos de aprox¬≠i¬≠mada¬≠mente R$ 10 bil¬≠h√Ķes, a maior parte nos pr√≥x¬≠i¬≠mos cin¬≠co anos, a esti¬≠ma¬≠ti¬≠va √© que entre obras e novos pos¬≠tos nos ter¬≠mi¬≠nais sejam cri¬≠a¬≠dos 60,4 mil empre¬≠gos, equiv¬≠a¬≠lente a 21% da pop¬≠u¬≠la√ß√£o ocu¬≠pa¬≠da nas tr√™s cidades do entorno do Por¬≠to ‚Äď San¬≠tos, Guaru¬≠j√° e Cubat√£o‚ÄĚ, afir¬≠ma o dire¬≠tor de Desen¬≠volvi¬≠men¬≠to de Neg√≥¬≠cios e Reg¬≠u¬≠la√ß√£o, Bruno Stu¬≠pel¬≠lo, que con¬≠duz¬≠iu a elab¬≠o¬≠ra√ß√£o do PDZ.

Somente em obras, a SPA pro¬≠je¬≠ta a cri¬≠a√ß√£o de 58 mil empre¬≠gos nos pr√≥x¬≠i¬≠mos 5 anos, sendo 19,3 mil dire¬≠tos, 9 mil indi¬≠re¬≠tos e 29,7 mil efeito-ren¬≠da. Para men¬≠su¬≠rar ess¬≠es n√ļmeros, a Com¬≠pan¬≠hia uti¬≠li¬≠zou a metodolo¬≠gia do Ban¬≠co Nacional de Desen¬≠volvi¬≠men¬≠to Econ√īmi¬≠co e Social (BNDES), adap¬≠ta¬≠da pela Empre¬≠sa de Plane¬≠ja¬≠men¬≠to e Log√≠s¬≠ti¬≠ca (EPL), cujos val¬≠ores rep¬≠re¬≠sen¬≠tam o total de empre¬≠gos ger¬≠a¬≠dos ao lon¬≠go de todo o per√≠o¬≠do de exe¬≠cu√ß√£o dos pro¬≠je¬≠tos.

Al√©m dis¬≠so, a ampli¬≠a√ß√£o de capaci¬≠dade e movi¬≠men¬≠ta√ß√£o resul¬≠tar√° em ao menos 2,4 mil novos empre¬≠gos dire¬≠tos nos ter¬≠mi¬≠nais, um incre¬≠men¬≠to de 15% sobre a base atu¬≠al, sain¬≠do de 16,1 mil tra¬≠bal¬≠hadores para 18,5 mil ‚Äď inclu√≠¬≠dos na con¬≠ta os tra¬≠bal¬≠hadores vin¬≠cu¬≠la¬≠dos aos ter¬≠mi¬≠nais por¬≠tu√°rios e avul¬≠sos escal¬≠a¬≠dos pelo √ďrg√£o Gestor de M√£o de Obra (Ogmo).

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