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O comércio varejista nacional cresceu 2,9% em novembro de 2018, frente a outubro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. A alta no volume de vendas foi influenciada por resultados positivos em seis atividades, com destaque para os segmentos de Artigos de uso pessoal e doméstico (6,9%), Móveis e eletrodomésticos (5,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8%), beneficiados por promoções anunciadas em novembro.
Na análise do chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional de Comércio (CNC), Fabio Bentes, esses segmentos são aqueles tipicamente mais impactados pelo aumento das vendas decorrentes da Black Friday. “É um evento caracterizado por ações coordenadas de promoções em diversos segmentos do varejo, mas, especialmente, naqueles de linha branca e eletroeletrônicos e que na edição de 2018 proporcionou ao setor um faturamento R$ 3,3 bilhões”, pontua o economista.
Outras taxas positivas reveladas na pesquisa foram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,7%), Tecidos, vestuário e calçados (1,7%) e Combustíveis e lubrificantes (0,1%). Por outro lado, as duas quedas foram nas atividades de Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,2%).
Já o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, descontados os efeitos sazonais, avançou 1,5% em relação a outubro e a média móvel trimestral variou -0,1%. Esse foi o melhor resultado nesse tipo de comparação desde 2014, quando o indicador mensal avançou no mesmo ritmo (+1,5%) em relação a outubro daquele ano).
No acumulado no ano, a variação foi 2,5% em novembro, enquanto nos últimos 12 meses ficou em 2,6%. De outubro para novembro de 2018, na série com ajuste sazonal, as vendas no comércio varejista avançam em 25 das 27 Unidades da Federação, com destaque, em termos de magnitude de taxa, para Bahia (8,7%), Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%). Os recuos foram registados em Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%). No comércio varejista ampliado, 26 estados mostraram aumento nas vendas, com destaque para Rondônia (7,4%), Sergipe (6,4%) e Pará (6,2%). O único com resultado negativo nessa comparação foi em Roraima (-1,5%).