A Mercedes-Benz é a marca que mais vendeu ônibus para fretamento no Brasil em 2018. No acumulado de janeiro a outubro, foram emplacadas 632 unidades, frente às 212 comercializadas no mesmo período de 2017. De acordo com Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, esse volume 200% superior coloca a marca alemã na liderança no mercado em fretamento no país, com 56% de participação.
Na avaliação de Barbosa, o crescimento nas vendas foi puxado pela alta na demanda dos segmentos de fretamento contínuo (transporte de funcionários) e de eventual (excursões, transfers e viagens de grupos fechados). “Esse volume demonstra que as empresas de transporte estão renovando e ampliando suas frotas a fim de atender novas demandas de fretamento contínuo e de fretamento eventual”, comenta Barbosa.
Confirmando essa tendência, a Mercedes-Benz realizou a venda de 25 micro-ônibus LO 916, além de duas vans Sprinter 415 CDI, para a Turis Silva Transportes, tradicional empresa de Porto Alegre ( capital do Rio Grande do Sul), que há 29 anos atua com fretamento contínuo e eventual. Os 25 micro-ônibus já estão em operação no transporte de funcionários de empresas do Polo Petroquímico do Sul, na cidade de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Os micro-ônibus oferecem elevado nível de conforto, bem-estar e segurança aos funcionários que transportamos diariamente em três turnos. Destaco, especialmente, os bancos de padrão rodoviário, o ar condicionado e os sistemas de telemetria, rastreamento e câmeras”, ressalta Jaime Silva, proprietário da Turis Silva Transportes, que atualmente, dispõe de uma frota de 250 veículos, a grande maioria da marca Mercedes-Benz.
“Conheço bem a marca e confio na robustez, resistência e durabilidade dos seus chassis. Aliás, estou experimentando agora o modelo O 500 R de ônibus rodoviário com motor traseiro, visando melhorar ainda mais o padrão de conforto que oferecemos no fretamento contínuo, que responde por 90% da nossa atividade, como também no fretamento eventual”,completa
A Mercedes-Benz oferece ao mercado um amplo portfólio de chassis de ônibus para fretamento. Isso inclui os micros LO 815 e LO 916; diversos modelos da linha OF com motor frontal, com destaque para o OF 1721 e o OF 1724; e a consagrada linha O 500, com as versões M e R.
Em 2018, a Mercedes-Benz vem mantendo ampla liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado de janeiro a outubro, a Empresa alcançou aproximadamente 55% de participação no segmento acima de 8 toneladas de PBT, o que significa cerca de 35 pontos percentuais a mais do que o segundo colocado no ranking de vendas.
“Entre janeiro e outubro, foram emplacados 6.342 ônibus da nossa marca no País, volume 32% superior ao obtido no mesmo período de 2017, quando registramos 4.820 unidades”, diz Walter Barbosa. “As renovações e ampliações de frota das empresas de transporte de passageiros estão puxando a demanda, tanto no segmento urbano como no rodoviário”.
O executivo destaca o excelente desempenho de vendas da marca nos dois segmentos de mercado. “Entre os urbanos, foram emplacadas 3.986 unidades entre janeiro e outubro, o que nos dá mais excepcionais 81% de participação”, informa Walter Barbosa. “Nos rodoviários, são cerca de 58% de participação, com 1.645 unidades emplacadas este ano”.
Foto: Divulgação