Na reta final da campanha eleitoral, o presidente americano, Donald Trump, que tenta se reeleger e não poupa esforços. Neste domingo (1°), ele realizou uma maratona de comícios em cinco estados-chave. Na mira do republicano, um perfil de eleitor específico: americanos brancos e do sexo masculino.
Pesquisa realizada em parceria da rede NBC News com o Wall Street Journal mostrou que o candidato democrata à Presidência, Joe Biden, é o preferido de 52% dos eleitores registrados, enquanto o candidato à reeleição, Donald Trump, tem 42% das intenções de voto.
Foram entrevistados 1.000 eleitores norte-americanos registrados, no período de 29 a 31 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. O estudo mostra que Trump tem maioria numérica entre os eleitores brancos (51%), enquanto a chapa de Joe Biden e Kamala Harris é a favorita de negros (87%) e dos eleitores hispânicos e latinos (62%).
Há equilíbrio nos chamados Estados-pêndulo (swing states) –onde a preferência dos eleitores varia entre candidatos republicanos e democratas a cada ciclo eleitoral e, por isso, são decisivos para o resultado das eleições.
Biden tem 51% das intenções de votos dos eleitores desses 12 Estados (Arkansas, Flórida, Geórgia, Iowa, Maine, Michigan, Minnesota, Carolina do Norte, Nova Hampshire, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin). Trump tem a preferência de 45% dos eleitores dessas localidades. Há, portanto, empate técnico entre os candidatos, no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais.
Foto: © Gage Skidmore e Shealah Craighead via Flickr