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1.0 - RADAR3.0 - NEG√ďCIOS

Três mitos que impedem o lucro das empresas

A conta √© simples: receita menos despesa √© igual a lucro ou preju√≠zo. Resolver essa f√≥rmula pode parecer um exerc√≠cio f√°cil, mas basta conversar com qualquer empreendedor para entender que, na verdade, se trata de um desafio a ser constantemente superado. Afinal, manter a lucratividade exige o equil√≠brio completo de diversos fatores, como a quantidade de vendas, n√ļmero de clientes, valor das despesas e investimentos para expans√£o.

No caminho para atingir esse objetivo, alguns empresários caem em armadilhas. Um exemplo é delegar a gestão financeira a terceiros e não buscar conhecimento sobre fluxo de caixa, balanços e relatórios. Como consequência, grande parte deles se decepciona com os resultados obtidos e fracassa na missão de manter os negócios de pé.

A falta de conhecimento sobre finan√ßas √© grave, mas n√£o √© a √ļnica atitude que pode trazer resultados ruins. Para ajudar os empreendedores a evitar erros e ter lucratividade no longo prazo, a especialista Dirlene Costa traz mitos frequentemente divulgados como atitudes fundamentais para o sucesso ‚Äď mas que, na verdade, podem facilitar o fracasso.

1) ‚ÄúPara ser lucrativo, basta vender muito‚ÄĚ

√Č claro que vender √© muito importante, mas apenas realizar vendas n√£o √© suficiente, pois a cada transa√ß√£o a empresa tem custos. Em muitos casos, o retorno da venda est√° sendo consumido pela opera√ß√£o (impostos, tarifas, taxas, deslocamentos, log√≠stica, aluguel, manuten√ß√£o, funcion√°rio, obriga√ß√Ķes sociais etc.). Nesse sentido, fazer uma boa gest√£o de precifica√ß√£o e calibrar os custos diretos da empresa √© fundamental para obter sucesso al√©m das vendas. Lembre-se: o empres√°rio deve focar sempre em vender, mas somente com o melhor custo e retorno.

2) ‚ÄúQuanto mais clientes tenho, mais lucro eu vou ter‚ÄĚ

Ter uma carteira de clientes robusta é excelente, mas se eles não estão gerando lucratividade é preciso revisar o conceito. Em alguns casos, vale até dispensar clientes que estão comprometendo o equilíbrio e a sustentabilidade do negócio.

Defina o perfil do cliente do seu negócio e qual é a rentabilidade que ele precisa gerar a partir de cada compra. A partir disso, analise os atuais clientes e veja se estão gerando déficit ou lucro.

3) ‚ÄúControlar cada centavo vai trazer mais lucro‚ÄĚ

Focar apenas em controlar gastos pode levar o negócio à estagnação. O ponto não é deixar de gastar, mas investir com consciência, planejamento e retorno.

Quando for fazer um investimento fa√ßa sempre duas perguntas que v√£o ajudar a definir indicadores de resultado: qual o meu ROI (retorno do investimento que estou fazendo)?; e qual o meu Payback (em qual prazo vou ter o retorno do que estou investindo)? Saber o retorno e o prazo que seu investimento tem ajuda o empres√°rio a tomar as melhores decis√Ķes e alavancar o crescimento do neg√≥cio.

A grande verdade para conduzir um negócio lucrativo é buscar o equilíbrio e a gestão contínua das finanças. Todos os componentes precisam estar alinhados e ter gestão eficiente. Nesse sentido, cinco pilares são fundamentais para atingir o sucesso financeiro: geração crescente de receitas; gestão contínua de despesas; investimentos de qualidade com retorno mais rápido; menor custo fixo; e custo variável alinhado com o preço.

Foto: Reprodução

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