PUBLICIDADE

s√£o paulo

Trabalhadores portu√°rios s√£o vacinados em S√£o Paulo

A vacinação dos trabalhadores portuários contra o novo coronavírus foi iniciada hoje (27) no porto de Santos, no litoral paulista. A categoria, junto com os funcionários dos aeroportos, foi incluída no programa de imunização. A estimativa do Ministério da Infraestrutura é que 200 mil pessoas que trabalham em portos e aeroportos sejam vacinadas contra a covid-19 em todo o país.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a vacinação é um reconhecimento a esses profissionais que têm trabalhado de forma ininterrupta desde o início da pandemia, em 2020.

‚ÄúFazer vacina√ß√£o hoje √© preservar vidas, √© uma forma de homenagear profissionais que n√£o se furtaram em momento nenhum em fazer o melhor pelo Brasil‚ÄĚ, disse durante a cerim√īnia que marcou o in√≠cio da imuniza√ß√£o.

Noemio Pompeu e Jeferson Dem√©trio foram os primeiros a receber a vacina, aplicada pelo ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga. “Foram 15 meses de sofrimento e a hora chegou. Vi muitos amigos falecerem e a vacina √© um momento de esperan√ßa. √Č vida nova, mas continuaremos seguindo todos os protocolos”, disse Noemio, que trabalha como estivador h√° mais de 30 anos.

Ajuda valiosa

Para o ministro, a vacina√ß√£o desses trabalhadores ajuda a proteger o pa√≠s dos efeitos da pandemia. ‚ÄúEssa turma vai encontrar tripula√ß√Ķes do mundo inteiro, ent√£o √© importante ter uma barreira sanit√°ria‚ÄĚ, enfatizou.

O ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga, presente √† solenidade, disse que a imuniza√ß√£o dos trabalhadores dos terminais que possibilitam a movimenta√ß√£o de pessoas e produtos √© uma forma de conciliar o combate √† doen√ßa com a manuten√ß√£o da atividade econ√īmica. ‚ÄúVoc√™s ajudam a movimentar a economia do Brasil trazendo insumos que s√£o √ļteis para a sa√ļde e para os brasileiros se recuperarem desta doen√ßa‚ÄĚ, afirmou.

A expectativa do governo federal é que 100% dos trabalhadores portuários e 78% dos profissionais ligados ao transporte aéreo sejam imunizados.

Nos portos, serão vacinados funcionários das autoridades portuárias e de operadores (arrendatários ou autorizatários) e trabalhadores avulsos. Nos aeroportos, receberão a vacina funcionários dos terminais, de companhias aéreas e de empresas prestadoras de serviços.

O prefeito Rog√©rio Santos afirmou que a cidade de Santos j√° est√° preparada para vacinar os trabalhadores do Porto de Santos, assim que as doses foram enviadas pelos governos federal e estadual. “Estamos com toda estrat√©gia elaborada em nossas policl√≠nicas. Temos uma capacidade de vacina√ß√£o muito grande na nossa Cidade”, afirmou.

Ele tamb√©m ressaltou o desempenho dos profissionais que nunca pararam de trabalhar durante a pandemia. “Esse √© mais um momento hist√≥rico dos trabalhadores portu√°rios, sempre fruto de luta e reivindica√ß√£o. Mesmo no meio de tantas crises, eles fizeram com que nossa cidade e nosso Pa√≠s se mantivesse forte”.

Edição: Kleber Sampaio