Atualmente, China e os estados Unidos estão passando por uma forte tensão comercial, a situação pode afetar positivamente o Brasil.
Para o analista político e economista, Carlo Barbieri essa guerra comercial traz um novo cenário de movimentação de empresas, que pode favorecer negócios brasileiros ganharem espaço em mercados internacionais.
O economista brasileiro que dirige a Consultoria Oxford Group acredita que os empresários brasileiros estão mais atentos nas vantagens que este cenário está gerando, especialmente para o Brasil.
“Com a guerra comercial, Pequim tem ainda mais incentivo para se aproximar e abrir espaço à negócios do Brasil e de seus outros parceiros no grupo BRICS de economias emergentes — Rússia, Índia e África do Sul. Enquanto isso nos EUA, em 2015 — dado mais recente divulgado — o valor vendido no mercado interno e o valor adicionado pelas subsidiárias brasileiras ao PIB americano foi de US$ 48,3 bilhões e US$ 7,9 bilhões, respectivamente”, pondera o economista brasileiro.