PUBLICIDADE

3.0 - NEGÓCIOS

Tenha uma rotina produtiva trabalhando em casa

O home office se tornou uma prática bastante comum em vários países e, no Brasil, não poderia ser diferente. Trabalhar em casa já é uma tendência que está crescendo acima da média mundial.

Várias pesquisas mostram que, ao utilizar sua própria casa como escritório, há uma redução considerável em seu nível de estresse e, também, um aumento de produtividade. Mas, apesar do home office ser o sonho de muita gente, o trabalho remoto exige maior responsabilidade e organização.

Para tornar a rotina de trabalho em casa mais produtiva, alguns hábitos devem ser adquiridos. Se você tem o sonho de trabalhar em casa, algumas dicas são importantes para essa prática não ter impactos negativos na sua saúde física e psicológica.

SEU QUARTO, SEU REFÚGIO

Pode parecer bastante confortável trabalhar do próprio quarto. Mas ele deve continuar sendo um lugar reservado para dormir e descansar a cabeça. Quando trabalhamos ali, nosso cérebro continua agitado mesmo quando queremos relaxar e, assim, podemos ter problemas de ansiedade e não conseguir dormir.

TENHA SEU TEMPO

Quando se trabalha em casa, é bem comum esquecer a sua existência. Porém, é fundamental separar um tempo para você fazer o que gosta, manter uma boa saúde e continuar com sua rotina social, por mais tímido e reservado que você seja. Já que o home office torna seus horários mais flexíveis, aproveite isso e separe um tempo para você!

VISTA-SE PARA TRABALHAR

Aqui, seu subconsciente entra em ação! Ter o hábito de trabalhar com roupas mais confortáveis aumenta muito a probabilidade da sua mente se desconcentrar. Ao se vestir para trabalhar, seu cérebro entende que você desligou o modo conforto, e seu corpo vai ficar melhor preparado para realizar suas tarefas.

NÃO COMA ENQUANTO TRABALHA

A hora de comer é para você relaxar. Não tire esse prazer de você mesmo. Faça suas refeições longe de onde trabalha. Essa pausa se torna fundamental para você arejar sua mente e voltar ao trabalho com todo foco necessário.

NÃO CONFUNDA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE

Mesmo com toda a liberdade que o home office oferece, é fundamental criar regras e segui-las para não se distrair facilmente. Tenha um controle diário das suas funções e liste todas as tarefas do dia. Assim, você poderá visualizar com clareza tudo o que já fez e o que ainda precisa fazer.

MANTENHA SUA ÁREA DE TRABALHO ORGANIZADA

Assim como na vida, organização se torna sinônimo de maior produtividade. Sua mesa precisa estar em ordem. Mesmo que você seja bastante criativo e acredite que funciona na bagunça, irá perceber como sua produtividade aumenta quando sua área de trabalho está organizada.

VOCÊ MERECE CONFORTO

Trabalhe em um lugar com boa iluminação. Deixe a luz do sol entrar no escritório. Ficar muito em um local com iluminação inadequada pode prejudicar a sua visão e também afetar a sua concentração. Por fim, acomode-se em uma boa cadeira. Suas costas e sua postura irão agradecer!

PUBLICIDADE