PUBLICIDADE

6.0 - ESTILO DE VIDAesporte

Sem Messi, Fifa anuncia os três candidatos ao prêmio de melhor do mundo

Acostumado a travar um duelo particular com Messi pelo posto de melhor jogador do mundo h√° mais de 10 anos, Cristiano Ronaldo ter√° rivais diferentes em 2018. A Fifa anunciou nesta segunda-feira os tr√™s finalistas ao pr√™mio The Best, com o portugu√™s, atual vencedor, indicado para disputar o trof√©u contra o croata Modric e o eg√≠pcio Salah. √Č a primeira vez que o camisa 10 do Barcelona fica fora da final em 12 anos, ap√≥s ser finalista contra Kak√° em 2007.

Os concorrentes ao prêmio de melhor goleiro também foram divulgados. Disputarão o troféu, criado no ano passado, o belga Courtois (Chelsea), o francês Lloris (Tottenham) e o dinamarquês Schmeichel (Leicester). O atual detentor do prêmio é o italiano Buffon.

Eleito o melhor do mundo nas duas √ļltimas temporadas e √ļnico detentor do trof√©u The Best (criado em 2016), Cristiano Ronaldo √© cotado como um dos favoritos ao pr√™mio por conta da conquista do tricampeonato da Liga dos Campe√Ķes com o Real Madrid. O desempenho individual do jogador na Copa do Mundo, com direito a hat-trick diante da Espanha, tamb√©m o impulsiona na disputa, apesar da queda dos lusos nas oitavas de final. Vencedor ser√° divulgado no dia 24 de setembro, em cerim√īnia em Londres.

Modric, por sua vez, é considerado um nome forte justamente por ter participado da mesma conquista no Real com Cristiano, mas tem o diferencial de ter ido à final da Copa do Mundo após uma campanha surpreendente com a Croácia. O meia foi eleito melhor jogador do Mundial pela Fifa.

Salah fecha a lista de indicados por conta de uma temporada fant√°stica com a camisa do Liverpool, que chegou √† final da Liga dos Campe√Ķes. O eg√≠pcio marcou 46 gols em 54 partidas pelos Reds e por sua sele√ß√£o nacional, que fracassou e caiu na primeira fase da Copa do Mundo.

O mesmo trio disputou o trof√©u de melhor jogador do futebol europeu, concedido pela Uefa, e¬†Modric acabou levando a melhor na disputa¬†– que contou com votos de jornalistas e treinadores das na√ß√Ķes filiadas √† entidade. Cristiano Ronaldo nem mesmo compareceu √† premia√ß√£o em M√īnaco, e seu agente¬†deixou clara a insatisfa√ß√£o pela escolha pelo croata.

Outro lado curioso é que os três finalistas foram os mesmos escolhidos por Tite, técnico da seleção brasileira, que revelou seu voto há duas semanas.

A escolha dos concorrentes ao The Best ocorre atrav√©s de vota√ß√£o entre jornalistas das na√ß√Ķes filiadas √† Fifa, capit√£es e treinadores das sele√ß√Ķes mundo afora. O p√ļblico tamb√©m participa em vota√ß√£o no site oficial da entidade. As categorias t√™m peso igual na soma final. Cada eleitor indica os atletas que considera os tr√™s melhores do mundo na √ļltima temporada, atribuindo cinco pontos ao primeiro colocado, tr√™s ao segundo e um ao terceiro. O vencedor √© aquele que tem maior soma no final.

A Fifa havia anunciado, em julho, os 10 indicados ao prêmio Рdeixando o brasileiro Neymar de fora. Além de CR7, Modric e Salah, a lista conta com Kevin de Bruyne (Manchester City e Bélgica), Antoine Griezmann (Atlético de Madrid e França), Eden Hazard (Chelsea e Bélgica), Harry Kane (Tottenham e Inglaterra), Kylian Mbappé (PSG e França), Lionel Messi (Barcelona e Argentina) e Raphael Varane (Real Madrid e França).

Fonte: GloboEsporte.com

Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

PUBLICIDADE