Um incêndio atingiu uma mata ao lado do parque de diversões Hopi Hari na noite do último sábado (5), na Rodovia dos Bandeirantes, em Vinhedo (SP), quando ainda acontecia o encerramento, com fogos de artifício, da reinauguração do parque. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu a área verde próximo ao estacionamento por volta das 20h30 e foi controlado pela equipe de brigadistas do parque.
Ainda de acordo com os bombeiros, era possível ver as chamas de dentro do Hopi Hari, mas o fogo não atingiu as dependências do parque, que ainda funcionava para o público. Ninguém se feriu e as causas do incêndio não foram divulgadas.Em nota oficial, o Hopi Hari confirmou que houve fogo na mata adjacente ao parque. “O ocorrido foi prontamente controlado por nossos bombeiros e brigada de incêndio em 12 minutos”. A nota ressalta que “o incidente não interferiu no espetáculo de encerramento, considerando ainda que a área atingida estava distante de todo o público presente”. Ao todo, 3645 pessoas foram ao parque neste sábado.
O Hopi Hari ficou fechado por quase três meses devido a uma grave crise financeira enfrentada pelo grupo proprietário.
Público “tímido”
A reabertura oficial do parque teve público ‘tímido’ na entrada e alguns brinquedos ainda em fase de testes. O cartão da moeda própria do parque também causou transtornos a alguns frequentadores devido a problemas no sistema eletrônico.
O parque, localizado na Rodovia dos Bandeirantes, funciona das 11h às 20h30 nas sextas, sábados e domingos, e terá público máximo de 5 mil visitantes por dia. A direção do estabelecimento justificou que a medida visa evitar grandes filas nas atrações. O alvará do Corpo de Bombeiros, no entanto, permite a entrada de até 26 mil pessoas.
Segurança
Segundo a administração do parque, 85% dos brinquedos estariam funcionando na reabertura, mas os primeiros 30 minutos ainda foram de testes, ao menos, na roda gigante Giranda Mundi e na montanha russa Montezum. A minimontanha russa para crianças Bat Hatari precisou de manutenção elétrica.
A direção do grupo que controla o parque anunciou reforços na segurança dos brinquedos, que terão quatro funcionários de manutenção para verificar as atrações, nos dias de funcionamento. Neste sábado, o parque informou, ainda, que a equipe de funcionários está completa todos os dias.
Caso qualquer parte do equipamento apresente problemas, como uma cadeira, todo o brinquedo será interditado. No caso da morte de uma adolescente na Torre Eiffel em 2012, uma das cadeiras do brinquedo tinha defeito e acabou sendo equivocadamente liberada para a jovem que sofreu o acidente fatal.
Fotos: Reprodução
Fonte: Folha/G1/Exame
Deixe um comentário