O Brasil é conhecido como o paÃs do futebol. Não é por acaso. Os motivos são vários. Desde a qualidade dos jogadores e o estilo de jogo que os grandes times exportam para o resto do mundo, além da imensa popularidade do esporte.
Porém, nos últimos anos, entrou um fator novo e importante nessa equação: o crescimento dos negócios em torno do futebol, que deixou de ser apenas um esporte. Apenas em 2023 os 30 maiores times brasileiros foram avaliados em R$ 33,2 bilhões, de acordo com o levantamento da consultoria Sports Value.
O time com maior valor de mercado é o Flamengo, valendo R$ 4,5 bilhões, uma valorização de R$ 729 milhões no último ano. O Palmeiras, atual campeão do Campeonato Brasil de 2023, apresenta um valuation de R$ 3,6 bilhões. Complementando o top 3 dos times mais valiosos do paÃs (e abaixo do Palmeiras) está o Corinthians, com valor de mercado de R$ 3,1 bilhões.
Apesar de não aparecer na liderança entre os valores, o time que mais cresceu em porcentagem no perÃodo foi o Red Bull Bragantino. A equipe viu sua marca se valorizar em 36,1% (R$ 315 milhões) e vale agora R$ 1,18 bilhão. O Cuiabá aparece em segundo no ranking dos que mais cresceram em um ano. O clube aumentou seu valor em 28,5% (R$ 163 milhões), levando a do Centro-Oeste para um valor estimado de R$ 311 milhões.
Apenas 13 das 30 marcas avaliadas tiveram valorização. O São Paulo, por exemplo, manteve-se estagnado e seu valuation segue sendo de R$ 2,2 bilhões. Curiosamente, o valor da marca do Botafogo, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro no ano passado, caiu 27,33% em um ano, uma baixa de R$ 225 milhões. Agora, o clube tem valor estimado em R$ 598 milhões.
1. Flamengo
Valor de mercado: R$ 4,5 bilhões
Valor de mercado excluindo dÃvidas: R$ 4,4 bilhões
Movimentação em 2023: + R$ 729 milhões
Estado: Rio de Janeiro
Metodologia
O estudo considera inúmeros fatores para que se aponte o valor final de cada clube. São usadas as informações financeiras e considerados todos os ativos em circulação como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber, além de ativos imobiliários, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral. Além disso, o levantamento faz uma avaliação de marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos: potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.
Por Forbes