Uma ponte de pedestres em Miami desabou nesta quinta-feira sobre uma rodovia de seis pistas e deixou vários mortos ao cair sobre carros, segundo a polícia local. A ponte, que foi instalada no sábado e ainda não havia sido inaugurada, conectava a Flórida International University (FIU) e havia sido projetada para minimizar transtornos no tráfego.
Um balanço preliminar da prefeitura do condado de Miami-Dade dá conta de um morto e seis feridos, mas a contagem deve subir. O senador Bill Nelson, que está a par das investigações, fala em entre seis e dez mortos.
Imagens ao vivo da CBS Miami mostraram que a passarela de 950 toneladas caiu em cima de veículos. Bombeiros estavam no local e médicos acudiam os feridos. A polícia de Miami instruiu as pessoas a evitarem a área.
Foi possível ver cinco ou seis veículos esmagados pelos escombros e informações da imprensa davam conta de cinco feridos.
— Os carros estavam completamente esmagados — disse à CNN a jovem Isabella Carrasco, que passava pelo local com o namorado. — Tenho sorte de estar viva.
As imagens de TV mostravam socorristas trabalhando para tirar pessoas que estavam presas debaixo da ponte.
— Começamos a ajudar as pessoas cujos carros estavam pelo menos destruídos parcialmente. Mas realmente não pudemos ir até os escombros, porque outra parte da ponte parecia estar para cima e com a aparência de que iria escorregar e cair — afirmou Lynell Collins, que passava pelo local e parou para socorrer os feridos.
Autoridades federais estão investigando o caso, o governador Rick Scott decidiu ir ao local acompanhar as operações de resposta ao acidente.
De acordo com a empresa responsável pela construção da passarela, a passagem foi construída com métodos de aceleração do processo para evitar maiores transtornos no trânsito. Segundo a universidade, a instalação foi projetada para resistir a furacões, e poderia ser usada por cem anos.
O “Miami Herald” indicou que a companhia já havia sido processada por deixar trabalhadores sob risco, com violações de regras de segurança. A queda de outra ponte, em 2012, é atribuída à mesma empresa.
Photo gallery: Pedestrian bridge collapses in front of FIU. https://t.co/8I0xC1Pnnn pic.twitter.com/VSiNmg0qcA
— Miami Herald (@MiamiHerald) March 15, 2018
Katrina Collazo was at a red light when she said she felt something like small rocks fall on her car. As she turned around, the whole backseat was smashed and the car next to her, buried. #fiubridge @MiamiHerald pic.twitter.com/vNaRqD4Jbi
— Monique O. Madan (@MoniqueOMadan) March 15, 2018
Cranes are pulling the #fiubridge up to get bodies from underneath. @MiamiHerald pic.twitter.com/hISgi7kTvV
— Monique O. Madan (@MoniqueOMadan) March 15, 2018
Fonte: O Globo
Foto: Joe Raedle/Getty Images North America/AFP