PUBLICIDADE

mundo

Ponte desaba após colisão de navio cargueiro nos EUA: autoridades buscam vítimas em rio

Uma ponte desabou na madrugada desta terça-feira (26/3) sobre o Rio Patapsco, na cidade de Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, após ser atingida por um navio cargueiro.

V√°rios ve√≠culos atravessavam a Ponte Francis Scott Key, que tem aproximadamente tr√™s quil√īmetros de extens√£o, quando a mesma desabou. Oper√°rios tamb√©m trabalhavam no local, fazendo reparos na estrutura, na hora da trag√©dia.

Acredita-se que pelo menos sete pessoas estejam dentro d’√°gua. Um sonar detectou a presen√ßa de v√°rios ve√≠culos submersos.

Barcos e helicópteros fazem parte da operação de busca e salvamento. Até agora, duas pessoas foram retiradas da água, sendo uma delas em estado grave.

‚ÄúUm indiv√≠duo foi levado para um centro de trauma local e encontra-se em estado muito grave”, afirmou o chefe da pol√≠cia de Baltimore, James Wallace.

De acordo com as autoridades, a temperatura da √°gua no porto de Baltimore √© de aproximadamente 9¬ļC.

Uma pessoa pode sofrer hipotermia quando a temperatura corporal cai abaixo de 35¬ļC, explica o site do NHS, servi√ßo p√ļblico de sa√ļde do Reino Unido.

O secret√°rio de transporte, Paul Wiedefeld, falando com a imprensa

CR√ČDITO,REUTERS

Havia oper√°rios trabalhando na ponte no momento do desabamento, informou secret√°rio de Transporte

Um dos pilares da ponte Francis Scott Key, conhecida como Key Bridge, foi atingido pelo navio por volta de 1h30 (horário local, 2h30, em Brasília).

A ponte tem 47 anos e faz parte da rodovia I-695 que circunda Baltimore ‚ÄĒ o tr√°fego na mesma foi desviado ap√≥s o incidente.

V√≠deos publicados nas redes sociais mostram o momento em que a ponte desaba dentro d’√°gua.

De acordo com o secret√°rio de Transporte de Maryland, Paul Wiedefeld, oper√°rios estavam trabalhando na ponte, ‚Äúfazendo reparos na plataforma de concreto‚ÄĚ, no momento em que a mesma desabou.

O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, descreveu o incidente como uma ‚Äútrag√©dia impens√°vel‚ÄĚ, acrescentando que o foco agora deveria estar na ‚Äúpreserva√ß√£o da vida‚ÄĚ.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência no estado.

O desabamento da ponte foi declarado como um incidente com v√≠timas em massa ‚ÄĒ o que d√° uma no√ß√£o da gravidade da situa√ß√£o.

As autoridades não dão este tipo de declaração a menos que seja extremamente grave.

Causa da colisão ainda é desconhecida

O navio ‘Dali’ , com bandeira de Cingapura, tem 300 metros de comprimento ‚ÄĒ e estava a caminho de Colombo, no Sri Lanka.

A embarcação deixou o porto de Baltimore às 00h44 (horário local, 1h30, em Brasília), antes de desviar da rota e atingir um dos pilares da ponte por volta de 1h30 (horário local).

A companhia de navega√ß√£o Synergy Marine Group, respons√°vel pelo navio, informou que a causa exata do incidente ainda n√£o foi determinada. E acrescentou que estava ‚Äúcooperando totalmente‚ÄĚ com as ag√™ncias federais.

Não há indicação de que a colisão tenha sido intencional ou que esteja relacionada a algum ato de terrorismo, mas ainda é muito cedo para determinar a causa, de acordo com as autoridades.

Todos os 22 tripulantes do navio, incluindo os dois pilotos que estavam a bordo, foram localizados ‚ÄĒ e n√£o h√° relatos de feridos, acrescentou a companhia.

Mais informa√ß√Ķes em breve.

A ponte fotografada em 2020

CR√ČDITO,GETTY IMAGES

A ponte Francis Scott Key fotografada em 2020

Fonte: BBC News