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Pesquisa mostra que 75% das empresas acreditam que investir em transporte impulsiona negócios

A evolu√ß√£o acelerada do setor de transporte terrestre est√° mudando a maneira de pensar dos empres√°rios ao adquirir suas solu√ß√Ķes de transporte.¬† A conclus√£o foi apontada no relat√≥rio¬†“The logistics transport evolution: the road ahead”, da DHL. A pesquisa, que utiliza¬† dados¬†coletados pela Lieberman Research Worldwide, LLC (LRW),¬†¬†constatou que empresas, de todos os setores e regi√Ķes, enxergam cada vez mais o transporte terrestre¬† muito mais do que uma simples commodity t√°tica.
A relatório mostra que 71% delas considera o transporte como um componente estratégico para seus negócios. Os entrevistados concordam que há uma correlação direta entre o transporte terrestre e o desempenho nos negócios, e três quartos (75%)  deles  acreditam que investir tempo e recursos no setor causa um impacto positivo direto sobre as vendas da empresa. A pesquisa revela, ainda, que 83% das empresas estão dispostas a pagar mais por serviços melhores e com mais valor agregado, contanto que eles forneçam um retorno mensurável sobre seus investimentos.
Javier Bilbao, l√≠der Global de Transportes e CEO Am√©rica Latina da DHL Supply Chain, explica que o¬†estudo foi realizado para ter¬† uma vis√£o exata do que as empresas esperam de seus provedores de servi√ßos de transporte no presente e no futuro.”O transporte √©, sem d√ļvida, um aspecto cr√≠tico do ambiente mundial de neg√≥cios. Esses resultados indicam que empresas de todos os setores e mercados est√£o come√ßando a reconhecer tamb√©m seu valor estrat√©gico. Nossa pesquisa nos mostrou que, cada vez mais, os clientes est√£o buscando solu√ß√Ķes completas com alcance global, pois oferecem a capacidade de resolver uma ampla gama de problemas e requisitos de transporte”, comenta.
O relat√≥rio aponta que mudan√ßas globais no ambiente de neg√≥cios foram identificadas como revolucion√°rias para o cen√°rio do transporte terrestre. O crescimento exponencial do com√©rcio eletr√īnico – e suas implica√ß√Ķes no atendimento – foi um fator identificado por 65% das empresas como causador de impactos significativos em suas cadeias de suprimento, a serem sentidos ao longo dos pr√≥ximos um¬† a dois anos.

A pesquisa tamb√©m apontou que a tecnologia ser√° fundamental para atravessar a nova era do transporte terrestre. “A capacidade da IA e das solu√ß√Ķes anal√≠ticas de dados para gerenciar o perfil do pedido e os padr√Ķes de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos e exigentes dos clientes, otimizando custos e servi√ßos, sinaliza que agora estes servi√ßos ser√£o vistos como essenciais, e n√£o mais como meros benef√≠cios adicionais”, analisa Bilbao.

Embora essa mudan√ßa na din√Ęmica do setor esteja sendo observada em todas as regi√Ķes, constata-se certa varia√ß√£o tamb√©m em fun√ß√£o da maturidade do mercado e das demandas impostas √†s transportadoras por suas bases de consumidores. “Na Am√©rica Latina, por exemplo, a considera√ß√£o priorit√°ria na escolha de um fornecedor de transportes terrestres √© a entrega dentro do prazo, ao passo que na Europa, por sua vez, onde o mercado √© mais maduro, a otimiza√ß√£o de redes √© o foco principal das transportadoras”, esclarece.

O cen√°rio √© bastante semelhante no Brasil, mas traz algumas peculiaridades, na avalia√ß√£o¬† do diretor de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, F√°bio Miquellin. Segundo ele,¬†o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, devido¬†√†s suas dimens√Ķes continentais e diversidade clim√°tica por regi√£o. “A falta de seguran√ßa e infraestrutura adequadas √† demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos, somado ao um sistema tribut√°rio complexo e a grande concentra√ß√£o de empresas/industrias na regi√£o Sudeste do pa√≠s, demanda ainda mais solu√ß√Ķes inovadoras para a manuten√ß√£o da competitividade das empresas”, ressalta.

O executivo explica que o processo de inova√ß√£o em transportes no Brasil est√° em est√°gios iniciais, mas j√° apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de efici√™ncia. “Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitaliza√ß√£o de processos emachine learning¬†na √°rea de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avan√ßando constantemente no uso e implementa√ß√£o di√°ria destas ferramentas em nossos processos, al√©m de j√° trabalharmos com equipamentos semi-aut√īnomos e uso de realidade aumentada para treinamentos”.

Outro item, n√£o menos importante, mapeado no setor de transportes √© a crescente exig√™ncia de alguns clientes pelo controle e redu√ß√£o de emiss√£o de carbono no meio ambiente. Outro¬†fatores mais amplos da sociedade como um todo tamb√©m foram destacados como desafios relacionados: 61% das empresas, por exemplo, citaram o aumento da urbaniza√ß√£o como um fator que impactar√° significativamente seus neg√≥cios no futuro. A tecnologia – e sua capacidade de ajudar a gerenciar esse complexo ambiente – √© cada vez mais vista como um requisito padr√£o para as 3PLs: mais de dois ter√ßos (67%) das empresas acreditam que as solu√ß√Ķes anal√≠ticas de big data e a intelig√™ncia artificial (IA) s√£o servi√ßos essenciais a serem oferecidos pelas 3PLs √†s empresas clientes.

Foto: Divulgação

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