PUBLICIDADE

mundo

Papa Francisco alerta sobre perigos da IA após foto viral

Papa Francisco advertiu sobre os possíveis perigos da inteligência artificial em um discurso na Cidade do Vaticano, chamando o potencial dessa tecnologia de “ao mesmo tempo empolgante e desorientador”. A advertência ocorre após o próprio ser alvo de uma montagem que o mostrava usando um grande casaco branco. A imagem se tornou viral, mas foi criada usando IA.

“Neste momento da história, que corre o risco de se tornar rica em tecnologia e pobre em humanidade, nossas reflexões devem começar com o coração humano”, disse o Papa Francisco, de acordo com uma transcrição publicada pelo Vaticano.

A imagem do Papa Francisco usando um grande casaco branco inundou a internet em março de 2023, justamente porque muitas pessoas não sabiam que ela foi criada com inteligência artificial. Na época, ferramentas alimentadas por IA, como o MidJourney, que permite ao usuário criar imagens realistas usando apenas comandos de texto, eram novidade.

O Papa Francisco referiu-se diretamente à foto falsa na quarta-feira (24), alertando sobre o surgimento de “imagens que parecem perfeitamente plausíveis, mas são falsas (eu também fui alvo disso)”, e observando também que mensagens de áudio também podem “usar a voz de uma pessoa para dizer coisas que essa pessoa nunca disse”.

O Papa prosseguiu com uma mensagem para o mundo “trabalhar em conjunto para adotar um tratado internacional vinculativo que regulamente o desenvolvimento e uso da inteligência artificial em suas diversas formas”.

Por Forbes