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economia

Oito em cada dez brasileiros têm interesse por consumo colaborativo

Oito em cada dez brasileiros dizem que est√£o dispostos a adotar medidas mais pr√°ticas de consumo colaborativo. √Č o que revela pesquisa do CNDL (Confedera√ß√£o Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Servi√ßo de Prote√ß√£o ao Cr√©dito).

A economia é o que mais atrai os brasileiros para este tipo de consumo, mas 44% querem contribuir com a sociedade e meio ambiente.

Segundo a pesquisa, 74% já experimentaram, ao menos uma vez, alguma forma de consumo colaborativo. As modalidades de consumo colaborativo com maior potencial de utilização são o coworking, que consistente no compartilhamento do espaço físico de trabalho (61%), o aluguel ou troca de brinquedos (59%) e a hospedagem de animais de estimação na casa de terceiros (59%).

Entre os que já são adeptos de alguma prática, as mais comuns são as caronas para ir ao trabalho, faculdade, passeios ou viagem (42%), o aluguel de residências para curtas temporadas (38%), além do compartilhamento e da locação de roupas (33%).

A internet (55%) e as redes sociais (48%) foram os meios que mais contribuíram para que os interessados conhecessem melhor as práticas de consumo colaborativo.

 

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu 837 consumidores acima de 18 anos, de ambos os gêneros, de todas as classes sociais e que residem nas 27 capitais do país. A margem de erro é de no máximo 3,4 pontos a um intervalo de confiança de 95%.