Depois de vender seu grupo de agências por quase R$ 1 bilhão e encarar um sabático no sofá, Nizan Guanaes renasce com seu novo negócio, a N Ideias, desenhando estratégias para algumas das maiores empresas do país, apontando investimentos, inspirando o lifestyle da elite e influenciando os influenciadores
Espelhos, livros e obras e arte contemporânea valiosas decoram a sala de 36 metros quadrados na cobertura do Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Faria Lima, mais conhecido como o Prédio do Google. Sentado em uma mesa longa, diante do skyline mais sofisticado da cidade, Nizan Guanaes pega uma folha em branco e desenha o gráfico de sua carreira de mais de quatro décadas.
O gráfico parece um eletrocardiograma, com uma sucessão de altos e baixos. Visionário entusiasmado, estrategista nato, articulador de ideias, apelidado pelos amigos de fênix, Nizan Guanaes pensa grande e fala muito. Fala e faz. Para permanecer no topo da indústria da comunicação, já morreu e renasceu pelo menos meia dúzia de vezes.
Sua última e bem-sucedida sacada foi a criação da empresa N Ideias, na qual atua sozinho, acoplando equipes quando necessário e direcionando o trabalho de outras agências contratadas. Dessa forma leve, sem os custos nem os ônus das grandes operações, Nizan atende empresas capazes de alterar o PIB nacional, como Itaú, Marfrig, Ânima, Suzano, Magalu e JHSF. Não como uma agência de publicidade e sim como o senhor das estratégias, direcionando objetivos e ajudando a trançar caminhos para atingi-los. A ideia da consultoria começou a ganhar forma em 2015, depois da venda Grupo ABC para a americana Omnicom por cerca de R$ 1 bilhão.
Aos 64 anos, Nizan agora encara o sucesso de maneira holística. Manter o peso, cuidar da saúde, meditar, estudar e dedicar-se a causas do terceiro setor disputam espaço em sua agenda com o atendimento superpersonalizado que dedica aos seus poucos (e ótimos) clientes. “Quer dar uma olhada no meu Whatsapp para ver como divido meu tempo?”, pergunta ele. “Sim, claro!”. E ali estão bate-papos com os maiores CEOs do país, trocas de mensagens com gente de ONGs importantes (Gerando Falcões, Casa Santa Terezinha), artistas e músicos famosos, funcionários da ABL, fotos dos netos bebês, recados do treinador de corrida e por aí vai.
*Com informações da Forbes