As autoridades da Argentina estão em alerta devido a uma nuvem de gafanhotos que atravessa o país. Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), os insetos avançam rumo a uma região classificada como perigosa, e que fica próxima à fronteira com o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
De acordo com o Senasa, a nuvem surgiu em maio, no Paraguai, e a tendência é que ela avance para a província de Entre Ríos.
Em Santa Fé, onde chegou na quarta-feira passada, a nuvem de gafanhotos afetou os campos de trigo e aveia de pequenos produtores. Mas ainda não há registro real do impacto causado pela praga. Segundo as autoridades argentinas, é possível que cerca de 40 milhões de insetos estejam na nuvem. Eles são capazes de comer o equivalente ao que 2 mil vacas consomem em um dia.
Ainda de acordo com as autoridades argentinas, devido às altas temperaturas e ao vento na região de Córdoba, a nuvem se moveu quase 100 quilômetros em um dia. O governo reforça que as condições climáticas serão decisivas para o deslocamento nas próximas horas.
*Com informações IstoÉ