PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Novo conceito em educação executiva substitui MBA

O conceito de MBA (Master of Business Adminstration) foi lan√ßado no Estados Unidos h√° mais de cem anos, quando renomadas institui√ß√Ķes de ensino criaram cursos de especializa√ß√£o para atender as necessidades de altos executivos, de l√° para c√°, milhares de institui√ß√Ķes ao redor do mundo se apropriaram do conceito e hoje, diversos pa√≠ses incorporaram forma√ß√Ķes de MBA em suas grades curriculares.

No Brasil, n√£o foi diferente. Segundo dados do Minist√©rio da Educa√ß√£o divulgados em 2015, j√° temos mais de 41 mil cursos de especializa√ß√£o e MBA em territ√≥rio nacional, mas por aqui, ao contr√°rio dos EUA, em que o MBA √© considerado um mestrado (stricto sensu) e tem padr√Ķes e normas r√≠gidas em rela√ß√£o ao conte√ļdo e carga-hor√°ria, a forma√ß√£o √© considerada¬†lato sensu, classifica√ß√£o que exige menos rigor das institui√ß√Ķes. Este padr√£o mais baixo acabou banalizando o termo MBA, que passou a ser usado para se referir aos mais diversos tipos de forma√ß√£o com o objetivo de chamar a aten√ß√£o daqueles que almejam dar um upgrade na carreira. Um panorama desfavor√°vel que pode comprometer o real valor do MBA no pa√≠s.

Possuir MBA em uma institui√ß√£o¬†nacional¬†reconhecida j√° foi um fator de peso para o curr√≠culo e um diferencial para o sucesso, mas atualmente questiona-se sua relev√Ęncia e j√° n√£o se pode mais dizer que √© garantia de¬†boas oportunidades profissionais, principalmente no Brasil, onde o conte√ļdo program√°tico do curso costuma ser carregado de teoria e com pouca pr√°tica.

665-01917683 Model Release: Yes Property Release: Yes Students with Notebooks

√Č preciso inovar

Dentro desta nova concepção de educação executiva que nasce o curso de especialização MBI РMaster of Business Innovation. O programa é uma parceria entre a escola de negócios MBI e a Cornell University, uma das 10 melhores universidades do mundo e é constituído por 8 módulos nacionais e 1 internacional.

Destinado a empreendedores, executivos, acionistas e l√≠deres empresariais, tem como objetivo preparar o participante para atuar num ambiente inovador, onde a criatividade e a mudan√ßa s√£o constantes e necess√°rias para o crescimento do neg√≥cio e para a obten√ß√£o de vantagens competitivas.¬†“Precisamos reinventar o MBA, que n√£o pode mais ser encarado como¬†commodity, ele precisa encontrar uma nova f√≥rmula para se comunicar com o p√ļblico e o mundo moderno de forma a n√£o se tornar algo obsoleto. Por isso, nos aliamos a Cornell, porque √© a universidade no lado do Atl√Ęntico que representa o novo polo da Inova√ß√£o”, afirma¬†Panelli.

Participação e vivência muito além da sala de aula

Os professores do MBI s√£o experts nas suas √°reas de atua√ß√£o, agentes de mudan√ßa que discorrer√£o sobre os temas com ampla exemplifica√ß√£o e testemunhos e far√£o o fechamento dos assuntos ap√≥s apresenta√ß√£o por parte dos participantes, bem como a orienta√ß√£o das discuss√Ķes e trabalhos em grupo.¬†“A escola se prop√Ķe a ser inovadora em si mesmo, pretendemos romper com o modelo do aluno em sala de aula, passivo, recebendo informa√ß√£o. Acreditamos em um m√©todo de ensino participativo e vivencial”, complementa Renato.

Para iniciar em grande estilo essa parceria de sucesso, o MBI e a Cornell University, organizaram um curso exclusivo de educação executiva que ocorrerá em dezembro deste ano, entre os dias 12 e 14, na sede de Miami.

Trata-se de um programa de imersão de três dias específico para os executivos líderes da América Latina que precisam estar atualizados sobre as principais tendências do mercado e os mais recentes modelos e conceitos de gestão empresarial competitiva, principalmente em estratégia, inovação, liderança, globalização e internacionalização.

Business man with check boxes over navy blue background

A Imers√£o ser√° conduzida por duas autoridades no assunto: a professora da Johnson Cornell University, Lourdes Casanova, eleita uma das¬†50 acad√™micas mais influentes na Am√©rica Latina e o professor afiliado da Pr√°tica em Gest√£o Global da INSEAD, Joe Santos, coautor do livro “The book¬†From Global to Metanational: How Companies Win in the Knowledge Economy”, publicado pela Harvard Business School Press.

“Nossa proposta √© ambiciosa, criamos uma nova escola de¬†neg√≥cios¬†para os empres√°rios¬†e executivos¬†motivados para mudar o mundo. Uma nova cultura¬†de ensino¬†e um programa que abrange e promove a atitude¬†inovadora como objetivo de criar diferencia√ß√£o e o comportamento empreendedor com o objetivo de criar valor, posicionando professores e¬†alunos¬†no centro do crescimento econ√īmico e social do s√©culo 21”, conclui Fernando Suzuki.

PUBLICIDADE