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3.0 - NEG√ďCIOS

Quem devo demitir? Veja o perfil do profissional que deve ser despedido

Não é mais novidade a crescente onda de desemprego em nosso país, pois com uma economia instável as empresas buscam reestruturação para produzir mais e melhor com um quadro de funcionários menor.

Segundo o IBGE, a ¬†taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre encerrado em julho e atingiu o maior n√≠vel j√° registrado. Com isso, o desemprego no Brasil √© o 7¬ļ maior do mundo em termos percentuais.

Diante desse cen√°rio, o setor de Recursos Humanos tem o desafio de analisar a influ√™ncia que a situa√ß√£o de desemprego causa no clima organizacional, tendo em vista que a amea√ßa da perda de renda assusta muito em qualquer ambiente, causando impactos emocionais e psicol√≥gicos, que afetam o rendimento de todos na organiza√ß√£o, como inseguran√ßa, frustra√ß√£o, estresse e ansiedade.¬†Um ambiente como esse reflete diretamente nas a√ß√Ķes da empresa, podendo dificultar ainda mais o andamento dos neg√≥cios.

√Č imprescind√≠vel para as empresas saber o papel que cada colaborador desempenha, pois a demiss√£o de uma pessoa errada pode acarretar in√ļmeros problemas para a institui√ß√£o.

A demissão em massa gera muitos impactos na organização, podendo ocorrer:

  • Perda de lideran√ßa
  • Queda na produ√ß√£o
  • Perda de familiaridade entre as unidades
  • Redu√ß√£o do trabalho em equipe
  • Aumento de conflitos
  • Estresse organizacional

√Č preciso implantar na organiza√ß√£o a√ß√Ķes preventivas, corretivas e de manuten√ß√£o para diminuir o impacto das demiss√Ķes:

  1. Processo de Feedback Individual¬†‚Äď √Č importante que a empresa possua um processo de feedback e registro do mesmo, implantado para que os colaboradores saibam como anda seus rendimentos e tamb√©m para saber quem demitir quando a decis√£o for tomada pela empresa.
  2. Processo de Feedback Organizacional¬†‚Äď Comunicar a empresa como anda o mercado, sua atua√ß√£o e seus clientes √© importante para transpar√™ncia e para evitar fofocas dentro da organiza√ß√£o.
  3. Participa√ß√£o dos funcion√°rios na gest√£o da crise¬†‚Äď Ap√≥s compartilhar a situa√ß√£o e havendo nela a necessidade de redu√ß√£o de custos, incentive os colaboradores a participar de reuni√Ķes de brainstorm (onde os funcion√°rios d√£o ideias inovadoras para o neg√≥cio), visando otimizar os recursos da empresa, buscar novas linhas de neg√≥cio, enfim, criar o sentimento de todos juntos no mesmo barco.
  4. Tenha crit√©rios bem definidos ‚ÄstSaber o porque est√° demitindo √© fundamental para compartilhar com a empresa a decis√£o.
  5. Decis√£o Compartilhada com a Lideran√ßa¬†‚Äď Todos os lideres da empresa devem saber o porqu√™ a empresa est√° demitindo para que se possa replicar a verdade aos demais e evitar r√°dio pe√£o.
  6. Respeito e Eleg√Ęncia durante o desligamento ‚ÄstN√£o importa o motivo do desligamento o profissional deve ser tratado com respeito, nunca desligar por email, telegrama, ou restri√ß√£o de acesso √† empresa. √Č fundamental nunca criar o clima de que o funcion√°rio est√° sendo expulso da empresa, isso evita que os demais projetem o que pode ser feito com os que ficaram.

 

 

 

Texto de Carlos Andr√© – Formado em Administra√ß√£o de Recursos Humanos e P√≥s Graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas (SP). Diretor de Opera√ß√Ķes da DP EXPERT Consultoria e Terceiriza√ß√£o de Servi√ßos RH.

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