Novo conceito em educação executiva substitui MBA

O conceito de MBA (Master of Business Adminstration) foi lançado no Estados Unidos há mais de cem anos, quando renomadas instituições de ensino criaram cursos de especialização para atender as necessidades de altos executivos, de lá para cá, milhares de instituições ao redor do mundo se apropriaram do conceito e hoje, diversos países incorporaram formações de MBA em suas grades curriculares.

No Brasil, não foi diferente. Segundo dados do Ministério da Educação divulgados em 2015, já temos mais de 41 mil cursos de especialização e MBA em território nacional, mas por aqui, ao contrário dos EUA, em que o MBA é considerado um mestrado (stricto sensu) e tem padrões e normas rígidas em relação ao conteúdo e carga-horária, a formação é considerada lato sensu, classificação que exige menos rigor das instituições. Este padrão mais baixo acabou banalizando o termo MBA, que passou a ser usado para se referir aos mais diversos tipos de formação com o objetivo de chamar a atenção daqueles que almejam dar um upgrade na carreira. Um panorama desfavorável que pode comprometer o real valor do MBA no país.

Possuir MBA em uma instituição nacional reconhecida já foi um fator de peso para o currículo e um diferencial para o sucesso, mas atualmente questiona-se sua relevância e já não se pode mais dizer que é garantia de boas oportunidades profissionais, principalmente no Brasil, onde o conteúdo programático do curso costuma ser carregado de teoria e com pouca prática.

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É preciso inovar

Dentro desta nova concepção de educação executiva que nasce o curso de especialização MBI – Master of Business Innovation. O programa é uma parceria entre a escola de negócios MBI e a Cornell University, uma das 10 melhores universidades do mundo e é constituído por 8 módulos nacionais e 1 internacional.

Destinado a empreendedores, executivos, acionistas e líderes empresariais, tem como objetivo preparar o participante para atuar num ambiente inovador, onde a criatividade e a mudança são constantes e necessárias para o crescimento do negócio e para a obtenção de vantagens competitivas. “Precisamos reinventar o MBA, que não pode mais ser encarado como commodity, ele precisa encontrar uma nova fórmula para se comunicar com o público e o mundo moderno de forma a não se tornar algo obsoleto. Por isso, nos aliamos a Cornell, porque é a universidade no lado do Atlântico que representa o novo polo da Inovação”, afirma Panelli.

Participação e vivência muito além da sala de aula

Os professores do MBI são experts nas suas áreas de atuação, agentes de mudança que discorrerão sobre os temas com ampla exemplificação e testemunhos e farão o fechamento dos assuntos após apresentação por parte dos participantes, bem como a orientação das discussões e trabalhos em grupo. “A escola se propõe a ser inovadora em si mesmo, pretendemos romper com o modelo do aluno em sala de aula, passivo, recebendo informação. Acreditamos em um método de ensino participativo e vivencial”, complementa Renato.

Para iniciar em grande estilo essa parceria de sucesso, o MBI e a Cornell University, organizaram um curso exclusivo de educação executiva que ocorrerá em dezembro deste ano, entre os dias 12 e 14, na sede de Miami.

Trata-se de um programa de imersão de três dias específico para os executivos líderes da América Latina que precisam estar atualizados sobre as principais tendências do mercado e os mais recentes modelos e conceitos de gestão empresarial competitiva, principalmente em estratégia, inovação, liderança, globalização e internacionalização.

Business man with check boxes over navy blue background

A Imersão será conduzida por duas autoridades no assunto: a professora da Johnson Cornell University, Lourdes Casanova, eleita uma das 50 acadêmicas mais influentes na América Latina e o professor afiliado da Prática em Gestão Global da INSEAD, Joe Santos, coautor do livro “The book From Global to Metanational: How Companies Win in the Knowledge Economy”, publicado pela Harvard Business School Press.

“Nossa proposta é ambiciosa, criamos uma nova escola de negócios para os empresários e executivos motivados para mudar o mundo. Uma nova cultura de ensino e um programa que abrange e promove a atitude inovadora como objetivo de criar diferenciação e o comportamento empreendedor com o objetivo de criar valor, posicionando professores e alunos no centro do crescimento econômico e social do século 21”, conclui Fernando Suzuki.


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