PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Novo Centro Log√≠stico na Grande S√£o Paulo visa atender alta demanda do com√©rcio eletr√īnico

Em tempos de crise e desemprego, investir no comercio eletr√īnico tem sido a alternativa de muitos empreendedores: ao contr√°rio do comercio varejista, o canal segue em ascens√£o apresentando crescimento e lucros reais mesmo diante do rev√©s econ√īmico enfrentado pelo pa√≠s nos √ļltimos anos. Dados do relat√≥rio da Webshoppers (E-bit/Buscap√©) apontam que em 2015 o crescimento do setor foi de 15,3% em rela√ß√£o ao per√≠odo anterior, movimentando cerca de 41,3 bilh√Ķes de reais. E a expectativa √© de lucros ainda maiores neste ano, girando em torno de 44 bilh√Ķes de reais.

Os resultados positivos ampliam o interesse de investidores pela atividade, que apostam no setor como uma alternativa diante do encolhimento do mercado tradicional. Em vista do bom desempenho da atividade no √Ęmbito nacional, sobretudo na grande S√£o Paulo, a regi√£o de Tabo√£o da Serra contar√° com um novo centro de distribui√ß√£o log√≠stico que deve ampliar o potencial da regi√£o e ainda gerar oportunidades no setor. A expectativa √© atender um p√ļblico crescente ‚Äď o √ļltimo ano registrou um crescimento de 89% no n√ļmero de lojas virtuais somente na regi√£o paulista.

Região é conhecida por seu potencial logístico

O relat√≥rio mostra que a regi√£o com maior participa√ß√£o nas vendas online √© a Sudeste, que det√©m uma parcela de 63,8% ‚Äď apenas em S√£o Paulo, o faturamento chegou ao valor de 3,6 bilh√Ķes de reais. Justamente por isso 76% das lojas online t√™m suas sedes instaladas nas regi√Ķes Sudeste e Sul, segundo os resultados da 3¬™ Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil e Sebrae (2016). Em vista disso muitas empresas concentram suas atividades em torno da regi√£o para facilitar os processos e minimizar o tempo de espera, o que fortalece n√£o apenas o setor de e-commerce, mas tamb√©m fomenta a economia da regi√£o.

Respons√°vel pelo novo centro de distribui√ß√£o, a especializada em terceiriza√ß√£o log√≠stica para o setor de e-commerce, SHL Log√≠stica, inaugura neste m√™s um novo warehouse fulfillment center no munic√≠pio de Tabo√£o da Serra, regi√£o metropolitana de S√£o Paulo. Com sede em Curitiba (PR), a companhia foca na log√≠stica fulfillment, que compreende o conjunto de opera√ß√Ķes e atividades desenvolvidas desde o recebimento do pedido at√© a entrega ao cliente final, visando atingir o melhor √≠ndice de satisfa√ß√£o poss√≠vel. H√° mais de 10 anos no mercado, a empresa j√° possui uma forte presen√ßa na regi√£o Sul e agora busca atender a demanda crescente do e-commerce no Sudeste e nas demais regi&ot ilde;es do pa√≠s.

Segundo o CEO, Roberto Hoffmann ‚ÄúS√£o Paulo √© um ponto estrat√©gico para integrar o atendimento nos demais estados do pa√≠s, al√©m de ter uma localiza√ß√£o geogr√°fica privilegiada, ainda est√° conectado √†s principais vias de acesso para todas as regi√Ķes, disp√Ķe de uma infraestrutura excelente de portos e aeroportos e uma malha vi√°ria de primeiro mundo‚ÄĚ.

Oportunidades para a regi√£o

O CD de S√£o Paulo possui uma √°rea de armazenagem de 1.500m¬≤ e vai gerar, a princ√≠pio, cerca de 30 vagas para a contrata√ß√£o de m√£o-de-obra local, sendo um importante aliado no fortalecimento econ√īmico na regi√£o. Nos √ļltimos meses a regi√£o de Tabo√£o da Serra sofre uma perda consider√°vel de vagas formais. Quase todos os setores da economia demitiram mais do que contrataram. A exce√ß√£o foi setor de servi√ßos que, no m√™s de agosto, fechou com um saldo de 1.364 vagas positivas.

Expectativa cresce com a chegada da Black Friday

A especializada tamb√©m aposta na chegada da Black Friday que, mesmo no √ļltimo ano, obteve um aumento de 38% no faturamento de vendas no varejo online em compara√ß√£o com 2014 (E-Bit). Para esse ano, ainda que o cen√°rio econ√īmico do pa√≠s continue conturbado, estima-se um crescimento real de cerca de 8% do setor de e-commerce, com a colabora√ß√£o da Black Friday e do Natal. Completando duas d√©cadas de participa√ß√£o no pa√≠s, o per√≠odo especial de descontos vai de encontro com o amadurecimento do consumidor brasileiro que vem adotando o h√°bito de adquirir bens e servi√ßos pela internet, contudo, os empreendedores do setor devem se preparar para absorver este crescimento.

De acordo com Hoffman, ainda que relativamente curto, o evento requer um planejamento estrat√©gico que vise atender o aumento da demanda ‚ÄúPara os comerciantes indiscutivelmente √© um momento de grande expectativa, afinal, trata-se do m√™s mais lucrativo do ano. Logo, a data pode representar uma porta de entrada para que o consumidor conhe√ßa e continue comprando na loja futuramente. Contudo, para garantir o sucesso √© importante se preparar antecipadamente ‚Äď n√£o apenas para cumprir os prazos, mas para reduzir os erros e avarias no momento da remessa. ‚ÄĚ

O CEO destaca que negligenciar o processo log√≠stico pode colocar a perder a chance de fidelizar o cliente e se estabelecer no mercado ‚ÄúDurante este per√≠odo o volume de vendas aumenta significativamente, por√©m, dados demonstram que o atraso na entrega ainda √© um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores. O empreendedor que dispor de uma infraestrutura log√≠stica que garanta a efici√™ncia em todos os processos certamente n√£o ter√° este tipo de problemas e poder√° aproveitar essa oportunidade para conquistar espa√ßo de mercado. ‚ÄĚ

De fato, a briga pela prefer√™ncia do cliente passa obrigatoriamente pelo cumprimento dos prazos ‚Äď dados do Procon-SP apontam que o atraso na entrega foi um dos itens que mais gerou reclama√ß√Ķes junto ao √≥rg√£o durante a √ļltima edi√ß√£o da Black Friday, demonstrando que, mesmo em ascens√£o, boa parte dos empreendedores do segmento ainda carece de solu√ß√Ķes especializadas que aumentem a efici√™ncia dos servi√ßos

PUBLICIDADE