As barganhas finais entre o Mercosul e a União Europeia (UE) entraram numa fase de turbulência, ontem, em Buenos Aires, mas o presidente Michel Temer previu que um anúncio de acordo político poderá ocorrer até dia 21, em Brasília, na cúpula do Mercosul.
“Os avanços foram significativos nas últimas semanas”, insistiu Temer, enquanto o ministro Aloysio Nunes, das Relações Exteriores, explicava que ainda faltam muitas questões técnicas a resolver.
Ministros do Mercosul e comissários europeus se reuniram na chancelaria argentina. A primeira decepção apareceu quando os europeus não colocaram na mesa a oferta melhorada para carne bovina e etanol. O ministro do Mdic, Marcos Pereira, cobrou então uma data para os europeus apresentarem a oferta. Os europeus retrucaram dizendo que o Mercosul não melhorou sua oferta agrícola.
Ministros e comissários pediram aos técnicos que continuem as negociações. Mas o ímpeto da Argentina para anunciar o acordo em Buenos Aires, na quarta-feira, sofreu um forte revés.
Foto: Reprodução
Fonte: Valor
Deixe um comentário