PUBLICIDADE

esporte

Morre o verdadeiro campeão #forçachape

Na madrugada desta terça-feira, por volta da 1h, o avião da companhia aérea LaMia, que transportava a equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu nas proximidades de La Ceja, na Colômbia.

O voo tinha 72 passageiros e 9 tripulantes, mas apenas 5 sobreviveram: o lateral do time Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follman, o zagueiro Neto, a comissária de bordo Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel. O goleiro Danilo foi encontrado com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois já no hospital em Medellin. Mesmo resgatados, o zagueiro Neto ainda se encontra em estado grave e o lateral Alan Ruschel pode ficar paraplégico.

Entre os passageiros, 48 eram integrantes da delegação do time catarinense, que levou além da comissão técnica, vários dirigentes. Também estavam a bordo 21 jornalistas e três convidados do clube.

O Atlético Nacional, time que disputaria a decisão, em atitude nobre, pediu à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), para a taça ser entregue ao time catarinense.

O time de Chapecó decolou do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em voo comercial. Eles desceram em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde embarcaram na aeronave da LaMia. A delegação teve que mudar seu voo para Colômbia por uma decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que impediu a viagem para Medellín em um voo fretado, por isso teve que embarcar em um avião comercial que se acidentou pouco antes de chegar à cidade colombiana.

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também não estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem à Colômbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam na aeronave. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para recepcionar a delegação.

Mudar de avião e deixar a cidade de São Paulo duas horas depois do previsto pelos diretores do clube foi o início da tragédia cuja sua verdadeira proporção ainda é desconhecida. A aeronave tipo RJ85 e matrícula CP2933 perdeu o contato com a torre de controle quando sobrevoava uma região montanhosa do município perto de Medelín, por volta das 22h15 de ontem (hora local). O avião teria sofrido uma fala elétrica e, antes de tentar um pouso forçado, o piloto descartou combustível.

A comissão técnica do time comandado pelo técnico Caio Júnior, tinha planejado chegar na madrugada desta terça-feira ao hotel e treinar horas depois no estádio Atanasio Girardot, local da partida. Pela primeira vez em uma decisão de um torneio internacional, esse seria o jogo mais importante da história do time catarinense fundado há 43 anos.

Veja a lista completa dos sobreviventes e vítimas da fatalidade!

SOBREVIVENTES

Alan Ruschel (lateral da Chapecoense)

Hélio Zampier (zagueiro)

Jakson Follmann (goleiro)

Rafael Henzel (jornalista)

Ximena Suarez (comissária)

VÍTIMAS

Lista de jornalistas:

Victorino Chermont – FOX

Rodrigo Santana Gonçalves – FOX

Devair Paschoalon – FOX

Lilacio Pereira Jr. – FOX

Paulo Clement – FOX

Mário Sérgio – FOX

Guilherme Marques – Globo

Ari de Araújo Jr. – Globo

Guilherme Laars – Globo

Giovane Klein Victória – RBS (repórter da RBS TV de Chapecó)

Bruno Mauri da Silva – RBS

Djalma Araújo Neto – RBS (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)

André Podiacki – RBS (repórter do Diário Catarinense)

Laion Espíndola – Globo Esporte

Rafael Valmorbida – Rádio Oeste

Renan Agnolin

Fernando Schardong

Edson Ebeliny

Gelson Galiotto

Douglas Dorneles

Jacir Biavatti

Ivan Agnoletto

Lista da tripulação:

Miguel Quiroga

Ovar Goytia

Sisy Arias

Romel Vacaflores

Alex Quispe

Gustavo Encina

Erwin Tumiri

Angel Lugo

Lista da delegação da Chapecoense:

Ananias Monteiro

Arthur Maia

Bruno Rangel

Aiton Cesar

Cleber Santana

Danilo

Marcos Padilha

Dener Assunção

Filipe Machado

José Paiva

Guilherme de Souza

Everton Kempes

Lucas da Silva

Matheus Btencourt

Sérgio Manoel Barbosa

William Thiego

Tiago da Rocha

Josimar

Marcelo Augusto

Mateus Lucena dos Santos

Luiz Saroli

Eduardo Filho

Anderson Araújo

Anderson Martins

Marcio Koury

Rafael Gobbato

Luiz Cunha

Luiz Grohs

Sérgio de Jesus

Anderson Donizette

Andriano Bitencourt

Cleberson Fernando da Silva

Emersson Domenico

Eduardo Preuss

Mauro Stumpf

Sandro Pallaoro

Plinio Filho

Gelson Merísio

Nilson Jr.

Decio Filho

Jandir Bordignon

Gilberto Thomaz

Mauro Bello

Edir De Marco

Daví Barela Dávi

Ricardo Porto

Delfim Pádua Peixoto Filho

Fotos: Reprodução