PUBLICIDADE

esporte

Morre o verdadeiro campeão #forçachape

Na madrugada desta ter√ßa-feira, por volta da 1h, o avi√£o da companhia a√©rea LaMia, que transportava a equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu nas proximidades de La Ceja, na Col√īmbia.

O voo tinha 72 passageiros e 9 tripulantes, mas apenas 5 sobreviveram: o lateral do time Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follman, o zagueiro Neto, a comissária de bordo Ximena Suárez e o jornalista Rafael Henzel. O goleiro Danilo foi encontrado com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois já no hospital em Medellin. Mesmo resgatados, o zagueiro Neto ainda se encontra em estado grave e o lateral Alan Ruschel pode ficar paraplégico.

Entre os passageiros, 48 eram integrantes da delegação do time catarinense, que levou além da comissão técnica, vários dirigentes. Também estavam a bordo 21 jornalistas e três convidados do clube.

O Atlético Nacional, time que disputaria a decisão, em atitude nobre, pediu à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), para a taça ser entregue ao time catarinense.

O time de Chapec√≥ decolou do aeroporto de Guarulhos, em S√£o Paulo, em voo comercial. Eles desceram em Santa Cruz de La Sierra, na Bol√≠via, onde embarcaram na aeronave da LaMia. A delega√ß√£o teve que mudar seu voo para Col√īmbia por uma decis√£o da Ag√™ncia Nacional de Avia√ß√£o Civil (Anac), que impediu a viagem para Medell√≠n em um voo fretado, por isso teve que embarcar em um avi√£o comercial que se acidentou pouco antes de chegar √† cidade colombiana.

Alguns atletas da Chapecoense n√£o viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Nen√©m, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles n√£o vinham sendo utilizados pelo treinador Caio J√ļnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo √© o mais antigo do elenco e est√° no grupo desde que a equipe estava na S√©rie D.

O prefeito de Chapec√≥, Luciano Buligon, tamb√©m n√£o estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem √† Col√īmbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, tamb√©m n√£o estavam na aeronave. Ambos cuidam da log√≠stica do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para recepcionar a delega√ß√£o.

Mudar de avião e deixar a cidade de São Paulo duas horas depois do previsto pelos diretores do clube foi o início da tragédia cuja sua verdadeira proporção ainda é desconhecida. A aeronave tipo RJ85 e matrícula CP2933 perdeu o contato com a torre de controle quando sobrevoava uma região montanhosa do município perto de Medelín, por volta das 22h15 de ontem (hora local). O avião teria sofrido uma fala elétrica e, antes de tentar um pouso forçado, o piloto descartou combustível.

A comiss√£o t√©cnica do time comandado pelo t√©cnico Caio J√ļnior, tinha planejado chegar na madrugada desta ter√ßa-feira ao hotel e treinar horas depois no est√°dio Atanasio Girardot, local da partida. Pela primeira vez em uma decis√£o de um torneio internacional, esse seria o jogo mais importante da hist√≥ria do time catarinense fundado h√° 43 anos.

Veja a lista completa dos sobreviventes e vítimas da fatalidade!

SOBREVIVENTES

Alan Ruschel (lateral da Chapecoense)

Hélio Zampier (zagueiro)

Jakson Follmann (goleiro)

Rafael Henzel (jornalista)

Ximena Suarez (comiss√°ria)

V√ćTIMAS

Lista de jornalistas:

Victorino Chermont – FOX

Rodrigo Santana Gonçalves РFOX

Devair Paschoalon – FOX

Lilacio Pereira Jr. – FOX

Paulo Clement – FOX

Mário Sérgio РFOX

Guilherme Marques – Globo

Ari de Ara√ļjo Jr. – Globo

Guilherme Laars – Globo

Giovane Klein Victória РRBS (repórter da RBS TV de Chapecó)

Bruno Mauri da Silva – RBS

Djalma Ara√ļjo Neto – RBS (cinegrafista da RBS TV de Florian√≥polis)

André Podiacki РRBS (repórter do Diário Catarinense)

Laion Espíndola РGlobo Esporte

Rafael Valmorbida – R√°dio Oeste

Renan Agnolin

Fernando Schardong

Edson Ebeliny

Gelson Galiotto

Douglas Dorneles

Jacir Biavatti

Ivan Agnoletto

Lista da tripulação:

Miguel Quiroga

Ovar Goytia

Sisy Arias

Romel Vacaflores

Alex Quispe

Gustavo Encina

Erwin Tumiri

Angel Lugo

Lista da delegação da Chapecoense:

Ananias Monteiro

Arthur Maia

Bruno Rangel

Aiton Cesar

Cleber Santana

Danilo

Marcos Padilha

Dener Assunção

Filipe Machado

José Paiva

Guilherme de Souza

Everton Kempes

Lucas da Silva

Matheus Btencourt

Sérgio Manoel Barbosa

William Thiego

Tiago da Rocha

Josimar

Marcelo Augusto

Mateus Lucena dos Santos

Luiz Saroli

Eduardo Filho

Anderson Ara√ļjo

Anderson Martins

Marcio Koury

Rafael Gobbato

Luiz Cunha

Luiz Grohs

Sérgio de Jesus

Anderson Donizette

Andriano Bitencourt

Cleberson Fernando da Silva

Emersson Domenico

Eduardo Preuss

Mauro Stumpf

Sandro Pallaoro

Plinio Filho

Gelson Merísio

Nilson Jr.

Decio Filho

Jandir Bordignon

Gilberto Thomaz

Mauro Bello

Edir De Marco

Daví Barela Dávi

Ricardo Porto

Delfim P√°dua Peixoto Filho

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE