PUBLICIDADE

brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Mais um grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) de domingo (10) e pousou às 3h47 na Base Aérea de Brasília, onde o grupo foi recebido por autoridades brasileiras. Foram cerca de 15 horas de voo.

O grupo é formado por 48 pessoas, sendo 11 com dupla cidadania (Brasil-Palestina) e 37 palestinos, parentes de cidadãos brasileiros. São 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres, incluindo duas idosas, e quatro homens adultos. Uma jovem de 22 anos que já estava no Egito se juntou aos resgatados de Gaza e embarcou neste mesmo voo. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.

No √ļltimo s√°bado (9), eles¬†receberam¬†autoriza√ß√£o para cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, em dire√ß√£o ao Egito, de onde seguiram de √īnibus at√© o Cairo. Na capital eg√≠pcia, foram recebidos¬†por diplomatas brasileiros na capital do pa√≠s e embarcaram para o Brasil.

Segundo o Itamaraty, da lista de 102 pessoas enviada pelo Brasil às autoridades israelenses, 24 não tiveram autorização para cruzar a fronteira, incluindo sete plaestino-brasileiros. A maioria dos barrados é de homens. O governo brasileiro não soube informar o motivo de eles terem sido impedidos, por Israel, de atravessar a fronteira. No momento, segundo o Palácio do Planalto, não há previsão de novo voo de repatriação.

“Em um primeiro momento, eles ficar√£o de dois a tr√™s dias em Bras√≠lia. A primeira etapa √© do apoio psicol√≥gico, de imuniza√ß√£o, de estabelecer contato com familiares e parentes e a quest√£o da documenta√ß√£o. Alguns v√£o para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem refer√™ncia¬†ser√£o abrigados no Sistema de Assist√™ncia Social em institui√ß√Ķes em que tenham todo o apoio de acolhimento e¬†alimenta√ß√£o. Um suporte para reconstitu√≠rem a¬†trajet√≥ria, j√° que v√™m de¬†situa√ß√£o bastante complexa”, afirmou o secret√°rio nacional de Assist√™ncia Social do Minist√©rio do Desenvolvimento e Assist√™ncia Social, Fam√≠lia e Combate √† Fome (MDS), Andr√© Quint√£o.

Uma das repatriadas que desembarcou em Brasília é Yasmeen Rabee, irmã de Hasan Rabee, que veio antes com a esposa e os filhos em outro voo que trouxe brasileiros de Gaza.

Bras√≠lia (DF) 11/12/2023 ‚Äď Yasmeen Rabee conversa com jornalistas ap√≥s pouso do avi√£o KC-30 . A Opera√ß√£o Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma miss√£o de repatria√ß√£o de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da¬†Faixa¬†de¬†Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Bras√≠lia¬†‚Äď Yasmeen Rabee conversa com jornalistas ap√≥s pouso do avi√£o KC-3¬†– Foto¬†Antonio Cruz/Ag√™ncia Brasil

“Bombardearam nossa casa, ficamos sem comida e sem um lugar fixo para morar”, disse Yasmenn, que veio agora com a m√£e. Perguntada sobre a situa√ß√£o em Gaza, a principal zona de ataques, ela se emocionou. “A situa√ß√£o √© terr√≠vel, voc√™ dorme sem saber se vai acordar. Perdi muitos amigos, minha tia e os filhos dela”, relatou.

No dia 13 de novembro, após dias de tensão e negociação, os primeiros 32 brasileiros resgatados de Gaza desembarcaram no país, ocasião em que foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Voltando em paz

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro, o governo brasileiro já retirou 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses, incluindo 53 animais domésticos. No total, a FAB já realizou 11 voos de repatriação por meio da Operação Voltando em Paz.

Edição: Graça Adjuto