O Ibovespa fechou hoje (15) em alta de 1,33%, a 114.691 pontos, impulsionado pelo bom desempenho de Wall Street, onde os resultados dos primeiros balanços desta temporada têm animado investidores. A recuperação das companhias brasileiras dos setores de metais, celulose e bancos também contribuiu para a Bolsa encerrar esta sexta-feira no maior patamar desde 15 de setembro. O ganho acumulado da semana foi de 1,6%.
O destaque positivo do dia foi o Grupo GPA (PCAR3), que fechou com forte alta de 12,36%, a R$ 31,10, após anunciar a venda de 71 lojas Extra Hiper para o Assaí, decisão que marca o início da saída do grupo do segmento de lojas hipermercados. A notícia repercutiu em todo o setor varejista. O rival Atacadão (CRFB3), controlado pelo Carrefour, subiu 3,61%; Americanas (AMER3) avançou 10,52%; Lojas Renner (LREN3) cresceu 3,32%; e Magazine Luiza (MGLU3) teve alta de 2,75%.
A PDG Realty (PDGR3), que não integra o Ibovespa, disparou 94,51% e fechou a R$ 3,19. A construtora anunciou na noite de ontem (14) o encerramento do processo de recuperação judicial iniciado em 2017, após cumprir obrigações previstas no plano de reestruturação.
O mercado também recebeu positivamente o posicionamento do Banco Central da China sobre o caso Evergrande. A autarquia afirmou que os problemas de dívida da incorporadora são administráveis e que as autoridades pediram à companhia que intensifique as alienações de ativos e a retomada dos projetos.